A população de pandas gigantes que vivem em estado selvagem na China aumentou em quase 17% em dez anos graças às medidas de conservação ambientais, informou a imprensa chinesa, ao citar um estudo oficial.

De acordo com o estudo realizado pela Administração Estatal das Florestas, 1.864 pandas gigantes viviam na China em estado selvagem em 2013, mais 268, o que equivale a um crescimento de 16,9%, explicou a agência Xinhua. Paralelamente, o seu habitat cresceu 11,8% para 2,58 milhões de hectares. A China contava no fim de 2013 com 375 pandas gigantes em cativeiro: 166 machos e 209 fêmeas.

Pequim leva a cabo o que a AFP descreve como “uma diplomacia do panda” que tem conhecido algum sucesso, com os animais a tornarem-se centro de atenções nos zoológicos dos países de acolhimento. Em junho de 2014, um total de 42 animais vivam em 12 países, segundo o estudo.

Os pandas selvagens vivem sobretudo nas montanhas do sudoeste da China. Mamíferos com um código genético parecido com o dos ursos, os pandas alimentam-se exclusivamente de bambu. Pesam centenas de quilos em média e chegam a medir 1,80 metros.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF na sigla em inglês), que tem no seu logotipo um destes animais, saudou o aumento da população dos pandas gigantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR