Os três portugueses mais ricos constam no ranking “The World’s Billionaires”, publicado esta segunda-feira pela revista norte-americana Forbes. Mas todos perderam posições. Ou melhor: despenharam-se…

Américo Amorim continua a ser o português mais rico, encontrando-se agora no 369º lugar no ranking global, com uma fortuna avaliada em 4,4 mil milhões de dólares americanos. Em 2014, Amorim ocupava a 267ª posição do mesmo ranking. O empresário caiu 102 lugares, o que se justifica pela queda das ações das petrolíferas a nível mundial: Américo Amorim é detentor de cerca de 55% da Amorim Energia, que tem uma expressão de 38,34% nas ações da Galp.

Segue-se Belmiro de Azevedo, na 949ª posição do ranking global, com uma fortuna avaliada em 2 mil milhões de dólares americanos. Em 2014 Belmiro ocupava o 687 º. Uma queda abrupta de 262 lugares.

No último lugar do Top 3, surge Alexandre Soares dos Santos. O terceiro português mais rico do mundo ocupa a 1054ª posição, estando 445 lugares abaixo da pontuação que recebeu o ano passado. Com uma fortuna avaliada em 1,8 mil milhões de dólares americanos, o dono do Pingo Doce viu os seus lucros diminuírem quando as ações que detém no grupo Jerónimo Martins enfraqueceram em cerca de 40%. Apesar da leve recuperação que se tem verificado nas contas da empresa, a Jerónimo Martins continua sob tensão pela sua localização na Polónia, estando demasiado próxima dos conflitos russos.

Isabel dos Santos é a única angolana a constar no ranking da Forbes. Encontra-se na 534ª posição com uma fortuna avaliada em 3,3 mil milhões de dólares americanos. Também a empresária deu uma enorme queda neste ‘ranking’: 126 posições.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR