Já não é novidade, nos últimos tempos, ver a arena do Campo Pequeno substituir os touros por produtos diversos e os toureiros por famílias às compras, nos recorrentes mercados que ali se têm organizado. O cenário repete-se a partir da próxima sexta-feira, 6 de março, em mais uma edição do (agora) chamado Mercado Gourmet & Vinhos.

A organização promete — a exemplo do que aconteceu em anos anteriores — uma variedade infindável de produtos portugueses. Com algumas novidades. A oferta de bebida, por exemplo, estará no primeiro andar do complexo, onde a entrada é gratuita. Para além dos vinhos, cuja importância está denunciada no nome do evento, estarão presentes produtores das muito em voga cervejas artesanais, bem como de licores, gins e diversos digestivos.

7078515

Um gesto a repetir ao longo do evento / Gonçalo Villaverde ©

Não convém abusar da supracitada oferta, no entanto. Primeiro, porque há escadas para descer em direção à arena, e depois porque juntar-se-ão nessa zona cerca de 140 pequenos produtores de diferentes géneros que merecem igual atenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre queijos, enchidos, chocolates, doçaria conventual, ervas aromáticas, patés ou conservas, vindos de todas as regiões do país, não há razão para voltar do certame de mãos a abanar, até porque um dos objetivos da organização é “sensibilizar o público para a aquisição de produtos portugueses, estimulando atividades da microeconomia nacional, a preços justos e vantajosos”.

7 fotos

Quem não conseguir esperar por chegar a casa para provar as iguarias disponíveis, pode contar com a “Tasca do Mercado”, onde os petiscos disponíveis são elaborados com os produtos que por ali se vendem.

O evento decorrerá na Praça do Campo Pequeno, em Lisboa, entre 6 e 8 de março, das 11h00 às 21h00 (no domingo, 8 de Março, o recinto encerra às 20h30). A entrada no recinto custa 1€, valor dedutível em compras de valor igual ou superior a 8€. No primeiro andar, zona das bebidas, a entrada é gratuita.