A aplicação Signal, disponível gratuitamente nas lojas de aplicações para Android e iOS, serve para codificar as comunicações de forma extremamente simples. Aliás, essa será a maior vantagem do Signal: basta abrir a aplicação e usá-la para comunicar com outra pessoa que também a possua. O grupo Open Whisper Systems garante que ninguém para além das pessoas envolvidas nos dois terminais conseguirá aceder aos dados da comunicação, sejam voz ou mensagens.

Em declarações à Wired o fundador do grupo, Moxie Marlinspike, reconheceu que “o objetivo é ser uma solução completa e transparente para as comunicações seguras”. O grupo, defensor da utilização livre de programas de computador pensados em regime de open source (código aberto), quer facilitar a vida dos utilizadores finais e por isso pensou numa aplicação simples e funcional.

O facto de a app ter publicado o código para que seja analisado pela comunidade digital ajuda à transparência mas também à segurança, pois quaisquer falhas poderão ser mais facilmente descobertas e eventuais soluções partilhadas da mesma forma. Se procura uma forma simples e direta de codificar as comunicações que faz, procurando alguma paz de espírito, não hesite: descarregue a aplicação e comece a usar.

 

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR