Também há salários baixos em Hollywood. Quem o diz é o jornal o britânico Telegraph que publicou, esta terça-feira, uma lista de atores que, em determinados filmes e papéis, receberam consideravelmente pouco. Uma realidade que vem alterar — ou pelo menos abalar — a ideia consensual de que atores famosos levam para casa milhares e milhares de euros depois de um filme estar concluído. Mas tal não aconteceu a Matthew McConaughey na longa-metragem O Clube de Dallas, papel pelo qual ganhou o Óscar de Melhor Ator. Ou a uma das mulheres mais poderosas dos Estados Unidos, Oprah Winfrey, no aclamado A Cor Púrpura. É que nem todos podem ser como Robert Downey Jr que recebe — segundo dizem — 50 milhões de dólares de cada vez que veste o fato do Iron Man.

1. Jamie Dornan, As Cinquenta Sombras de Grey

O Telegraph dá conta que o ator Charlie Hunnam desistiu de interpretar a personagem principal devido a um salário baixo, isto é, cerca de 115 mil euros. Jamie Dornan, que vestiu a pele do milionário Christian Grey, não teve problemas em receber um valor um pouco inferior (cerca de 110 mil euros). E agora que o filme estreou e está a ser um sucesso nas bilheteiras em todo o mundo, o mais provável é que Dornan tenha direito a um aumento — fala-se em qualquer coisa como 4,5 milhões de libras (6 milhões de euros).

2. Spencer Lacey Ganus, Frozen – O Reino do Gelo

O rosto pode ser desconhecido, mas o mesmo não se pode dizer da voz. A jovem atriz emprestou carisma à versão adolescente da personagem Elsa num dos filmes de animação mais falados do momento e que arrecadou milhões nas bilheteiras. Passou um dia a gravar e recebeu 926 dólares (850 euros). Mas, como todas as longas-metragens da Disney, o final foi feliz: Spencer Ganus acabou por ganhar mais 10 mil euros… extra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Lindsay Lohan, Vale do pecado

Diz o jornal que esta era uma das estrelas que, em adolescente, mais dinheiro fazia em todo o globo — ganhava até 7 milhões de euros por filme. Com o tempo, tanto a conta bancária como a fama conheceram um impacto negativo, com Lindsay a receber apenas 6,5 mil euros no filme de Paul Schrader.

4.  Toby Papworth, Harry Potter e os Talismãs da Morte

Talvez só os fãs mais aficionados se recordem desta cara — é a versão bebé da personagem principal de uma saga cinematográfica e literária que cativou meio mundo. Toby Papworth, o pequeno Harry Potter que aparece nos flashbacks que marcam presença no último filme, recebeu menos de 70 euros pela sua também pequena interpretação.

https://twitter.com/salviogranger/status/528012331960524800

5. Jonah Hill, O Lobo de Wall Street

O ator já fez milhões em comédias como em Isto é o fim!, mas em O Lobo de Wall Street, ao lado de Leonardo DiCaprio, contentou-se com pouco. Bastante pouco segundo o que o ator revelou numa entrevista ao programa de rádio de Howard Stern: na longa-metragem de Martin Scorsese arrecadou cerca de 55 mil euros. Ganhou, no entanto, uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator Secundário.

6. Chris Evans, Capitão América

Chris Evans fez apenas perto de 280 mil euros no primeiro filme a solo na pele de Capitão América. O ordenado subiu para perto de 3 milhões de euros em Os Vingadores, mas nada que se compare com os 46 milhões de euros de Robert Downey Jr.

7. Barkhad Abdi, Capitão Phillips

O filme trouxe-lhe fama, mas não lhe trouxe grandes quantias monetárias. O ator que deu vida a um pirata da Somália que contracenava com Tom Hanks, recebeu perto de 60 mil euros pelo seu papel. Isto num filme cujo orçamento foi de 50 milhões de euros.

8. Sean Astin, trilogia de O Senhor dos Anéis

O fiel hobbit na trilogia realizada por Peter Jackson ganhou só 230 mil euros. E não, o valor não representa a sua prestação num primeiro filme, mas sim em todas as longas-metragens que deram vida à obra literária de J. R. R. Tolkien. No entanto, depois de o sucesso enorme da trilogia, Sam Gamgee — como quem diz Sean Astin — recebeu bónus avultados.

9. George Clooney, Boa Noite, e Boa Sorte

Seis nomeações aos Óscares ajudam a compensar o curto cachet que Clooney levou para casa por escrever, realizar e protagonizar o filme sobre o jornalista de televisão Edward R Murrow e a sua luta para derrubar o senador Joseph McCarthy.

10. Bill Murray, Gostam Todos da Mesma

O Telegraph escreve que Bill Murray é conhecido por dizer não a grandes projetos e sim a outros cuja dimensão é reconhecidamente reduzida. É o caso deste filme, pelo qual recebeu apenas cerca de 8 mil euros.

https://twitter.com/subredditsbot/status/569169549280583680

11. Minnie Driver, GoldenEye

Recuemos a 1995, o ano de produção de mais uma aventura protagonizada pelo espião britânico, 007. Bond girls à parte, Minnie Driver também marcou presença na longa-metragem: uma aparição curta, durante a qual dá voz e sotaque russo à canção Stand By Your Man. Acrescentou à então escassa conta bancária cerca de 4,6 mil euros.

12. John Travolta, Pulp Fiction 

Se se olhar para trás na carreira do ator, o Pulp Fiction é um dos primeiros filmes a ser lembrado e mencionado. Mas Vincent Vega, a personagem, apenas contribuiu com 140 mil euros para a riqueza acumulada por Travolta ao longo dos anos.

13.  Ryan Gosling, Half Nelson – Encurralados

Foram apenas 920 euros por semana para protagonizar o filme Half Nelson. E a primeira nomeação aos Óscares de Ryan Gosling.

14.  Oprah Winfrey, A Cor Púrpura

É uma das mulheres mais ricas do mundo e aceitou apenas 32 mil euros para interpretar Sofia, personagem na longa-metragem realizada por Steven Spielberg. Atualmente, assegura o jornal, Oprah tem uma fortuna avaliada em quase 3 mil milhões de euros.

 

https://twitter.com/LIMEBdos/status/569516790763560960

15. Matthew McConaughey, O Clube de Dallas

McConaughey aceitou só 185 mil euros para entrar num projeto que demorou três anos a estar concluído. Tanto tempo e pouco dinheiro depois, a recompensa chegou na forma de uma estatueta dourada a honrar a sua performance no papel principal.