Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam juntos, no dia 31 de julho, no palco do Parque dos Poetas, em Oeiras, no âmbito do Festival edpcooljazz. Os dois músicos brasileiros estão a celebrar 50 anos de carreira, e o espetáculo em Portugal insere-se na digressão comemorativa “Caetano & Gil – Dois amigos, um século de música”.

O espetáculo de Caetano Veloso e Gilberto Gil encerra a 12.ª edição do edpcooljazz, que abre no dia 19, tendo já confirmadas as participações de Chick Corea & Herbie Hancock, Mark Knopfler, Lionel Richie e Melody Gardot.

Em comunicado, o festival afirma que os dois intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB) vão apresentar “um reportório vasto com os seus melhores êxitos, num formato singular e intimista de voz e violão”. “Referências incontornáveis da MPB”, os dois músicos “têm, no famoso movimento cultural tropicalista dos conturbados anos 1960, um dos principais marcos das suas carreiras”

“Você é linda”, “Terra”, “Aquele abraço”, “Palco”, “Haiti”, “Desde que o samba é samba” e “Cinema Novo” são alguns dos sucessos assinados pelos dois músicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tanto Gil como Veloso foram premiados internacionalmente, várias vezes, ao longo das suas carreiras. Caetano Veloso, entre outras distinções, foi considerado, pela revista de música Rolling Stone, o “quarto maior artista de música brasileira de todos os tempos, pelo conjunto da sua obra, e ainda o oitavo maior cantor brasileiro de sempre”.

Gilberto Gil, por seu turno, entre outros galardões, recebeu os prémios Grammy, tanto da National Academy of Recording Arts and Sciences, como da Latin Recording Academy, ambas dos Estados Unidos, e foi considerado em 1999, pela UNESCO, “artista da paz”.

Quanto ao criador de “Realce”, o festival destaca ainda a “experiência política relevante como ministro da Cultura do Brasil entre 2003 e 2008”.

Outros espetáculos já confirmados para o edpcooljazz são os de Chick Corea & Herbie Hancock, que atuam no dia 19 julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, Mark Knopfler, que se apresenta no dia 28 de julho, no Parque dos Poetas, Melody Gardot, que atua no dia 29 de julho, nos Jardins do Marquês de Pombal, e o de Lionel Richie, que canta no dia 30 de julho, no Parque dos Poetas.

Os preços dos bilhetes para ver Caetano e Gil variam entre 25 (bancada norte e plateia em pé) e 75 euros (plateia vip gold).