Na lista de comodidades estão coisas como wi-fi, televisão e máquina de lavar loiça, mas também brinquedos, cadeiras altas, fraldários, consolas de jogos, proteções para as tomadas, berços e talheres de criança. As casas da Kid & Coe estão preparadas para receber famílias com filhos do chão ao teto, e não é exagero. Há um T4 em Amesterdão, por exemplo, que tem um baloiço pendurado na sala e o jogo da macaca desenhado nas tábuas do quarto de brincar.

A ideia partiu de uma norte-americana, Zoie Kingsbery-Coe, depois de vários quilómetros com os dois filhos pequenos. “Queria ter espaço para relaxar enquanto família, e não ter de andar em bicos dos pés para não acordar os bebés em quartos de hotel apertados e caros”, conta a fundadora. “Dei por mim a perguntar-me porque é que não havia um site que falasse aos pais modernos, que tivesse estilo e fosse um prazer usar. Não conseguia encontrar uma plataforma com que me identificasse, por isso resolvi criá-la.”

Navegar no Kid & Coe assemelha-se mais à experiência de folhear uma revista de decoração do que planear umas férias onde é preciso negociar as colheradas de sopa. Todas as casas são decoradas com gosto, dos apartamentos cosmopolitas às vivendas no meio do campo, um dos reflexos do facto de este ser um projeto com curadoria.

10 fotos
7 fotos

“Ao contrário dos outros sites, não aceitamos todas as propriedades”, diz Zoie, que tem um procedimento parecido para todas as candidaturas que passa por “fazer perguntas centradas na família, quer sobre a casa, quer sobre a vizinhança”. “Também só queremos trabalhar com proprietários que respondam rapidamente aos pedidos de reserva ou às questões dos hóspedes.” Isto porque tudo foi construído para que anfitriões e interessados possam comunicar diretamente, perguntando preços e disponibilidade mas também “babysitters e recomendações de restaurantes”, por exemplo. “Se um hóspede quiser ficar numa determinada casa, submete um pedido de reserva e o proprietário tem 48 horas para aceitar ou rejeitar o pedido. Todo o pagamento é feito através do site”, explica Zoie.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atualmente já há mais de 500 casas espalhadas por 70 destinos diferentes, de Berlim à Patagónia, com preços por habitação — não há valores individuais — que variam entre os 50 e os 1000 euros por noite. “A média ronda os 240€”, depende do que cada família valoriza. “Algumas podem querer prescindir do espaço mas estar na localização certa, a uma distância a pé dos principais pontos de atração. Para outras, uma boa casa é a que fica em cima da praia e sem wi-fi.”

11 fotos
6 fotos

Com clientes de todo o mundo, a Kid & Coe tem já vários pedidos de reserva para Portugal, e procurando pelo país surgem cerca de dez resultados, de Sintra a Lisboa, passando pelo Porto e o Alentejo. “Portugal é uma ótima opção para quem está na Europa, e muitos dos nossos clientes são do Reino Unido ou de França.”

Para onde quer que viaje, tenha ao menos a certeza: com tudo o que estas casas já têm, a mala pode ir muito mais leve.

4 fotos