A série mais popular da coleção de gravuras da pintora portuguesa Paula Rego – “Nursery Rhymes” -, cujo leilão terminou na quinta-feira, vendeu abaixo da estimativa da leiloeira Christie’s, segundo os resultados hoje revelados.

A licitação final pelo lote 05, que incluía o conjunto de 26 águas tintas e águas fortes, foi de 18 mil libras (25 mil euros), abaixo da estimativa base de entre 20 mil e 30 mil libras (28 mil a 41 mil euros).

Também a série “Peter Pan”, 15 ilustrações inspiradas na obra de J.M Barrie, se ficou pelas 12 mil libras (17 mil euros), aquém da estimativa base de entre 15 mil a 20 mil libras (21 mil a 28 mil libras).

O leilão, cujo resultado total a leiloeira não divulgou, decorreu durante uma semana exclusivamente na Internet e incluía 54 lotes da obra gráfica da artista portuguesa radicada no Reino Unido, que abrangem mais de 30 anos de trabalho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As peças, a maioria das quais inspiradas em histórias e livros infantis, pertenciam a um colecionador português não identificado.

A pintora portuguesa começou a desenhar ainda criança e partiu para a capital britânica com apenas 17 anos, para estudar na Slade School of Fine Art.

Em Londres conheceu o futuro marido, o artista inglês Victor Willing, falecido em 1988, cuja obra Paula Rego já mostrou por várias vezes no museu Casa das Histórias, em Cascais, que detém um acervo de obras da autora.

Na pintura de Paula Rego surgem muitas imagens típicas da infância, por vezes fetichistas e até traumáticas, relacionadas com a violência, e os animais são muitas vezes os protagonistas da sua linguagem pictórica.

Nas últimas décadas, a pintora tem abordado temas políticos, como o abuso de poder, e sociais, como o aborto, entre outros do universo feminino.

Paula Rego, que em janeiro completou 80 anos, foi distinguida em 2010 pela rainha Isabel II com o grau de Oficial da Ordem do Império Britânico pela sua contribuição para as artes.