A Rússia apelou à Alemanha e a França que instem o governo de Kiev para que este não tente incitar a violência no leste da Ucrânia. Moscovo acredita que as forças de Kiev querem provocar confrontos para convencer os EUA a lhes enviarem mais e melhores armas. Este apelo foi feito no dia em que mais dois soldados das tropas governamentais morreram e outros sete ficaram feridos.

Em entrevista a uma televisão russa, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, mostrou-se preocupado que as forças militares de Kiev estejam a encenar “provocações”. “Os provocadores em Kiev podem tentar encenar qualquer coisa na expectativa de que isso irá influenciar a opinião pública mundial e, aí, que as armas vão fluir para a Ucrânia”.

“Estou convencido de que Berlim e Paris, como intervenientes mais importantes, devem evitar que isso aconteça”, recomendou Sergei Lavrov.

O acordo de cessar-fogo de Minsk, em fevereiro, foi obtido após uma reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia mediada por François Hollande e Angela Merkel. Os EUA têm estado a ponderar se devem entregar armas mais poderosas e letais às forças ucranianas, mas ainda não foi tomada uma decisão sobre esta questão por Washington.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR