O secretário-geral do PS, António Costa, disse este domingo que o Alqueva é “bem ilustrativo do potencial transformador” da água sobre um território e defendeu uma gestão integrada e descentralizada para o projeto.

O lago de Alqueva “é bem ilustrativo do potencial transformador que a água tem sobre um território”, afirmou António Costa, durante uma visita à Amieira Marina, projeto de turismo náutico instalado no concelho de Portel, junto da albufeira.

Nesta sua deslocação a terras alentejanas, no Dia da Água, o líder do PS referiu querer destacar a importância da água, nomeadamente para o desenvolvimento regional.

Segundo António Costa, o Alqueva é demonstrativo de como “um investimento público de qualidade é essencial para transformar o território e alavancar e dinamizar o próprio investimento privado”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tem um efeito importante na capacidade de multiplicar o investimento privado, seja no turismo, seja na agricultura, seja nos usos múltiplos que este plano de água oferece neste Alentejo transformado pelo novo lago do Alqueva”, afirmou.

Perante militantes socialistas, de entre os quais autarcas da zona envolvente do empreendimento, o secretário-geral do PS realçou ainda a importância de o Alqueva ter uma gestão integrada e descentralizada.

“A descentralização é da maior importância. Um investimento desta dimensão não teria sido feito se não fosse o Estado a investir, mas, depois, tem que continuar a ser acompanhado, a ser regado” e isso tem que ser feito “por quem está nas melhores condições de poder extrair melhor aproveitamento”, ou seja, por quem “está aqui na região”, defendeu.

Isso faz-se com “uma gestão integrada e a verdadeira reforma do Estado não é a reforma que fecha os serviços perto das pessoas, não é centralizar todo o poder de decisão”, disse.

“É organizarmo-nos de uma forma mais racional, mais inteligente, mais próximo dos problemas e das pessoas e permitindo integrar as diferentes competências”, para, “no limite, racionalizar efetivamente o próprio funcionamento da administração”, acrescentou.

O líder socialista aproveitou ainda a visita, no âmbito da qual até pilotou um dos barcos-casa da Amieira Marina, para defender que é preciso continuar “a apostar cada vez mais na cooperação transfronteiriça”, de modo a “vencer as múltiplas barreiras que, nesta Europa sem fronteiras, ainda vão existindo”.

Nesta deslocação de hoje ao Alentejo, para assinalar o Dia da Água, o secretário-geral do PS rumou, de seguida, a Beja, onde vai visitar uma herdade do concelho.