A Coreia do Norte alertou, este domingo, vai abrir fogo sobre os balões que ativistas sul-coreanos pretendem lançar na fronteira e que transportam 10.000 cópias do filme satírico ” A entrevista que mata”.

Os ativistas sul-coreanos recorrem periodicamente ao lançamento de balões junto à fronteira entre os dois países para enviarem mensagens contra o regime de Kim Jong-un e até mesmo para enviarem alguns bens e dinheiro.

Desta vez e com ações previstas para a próxima semana, os sul-coreanos planeiam o envio de 500.000 panfletos hostis ao regime e cerca de 10.000 cópias do filme, uma comédia centrada num plano da CIA para matar o líder da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte tem salientado que o lançamento de balões sobre o seu território é uma provocação e uma declaração de guerra e o exército está a postos para utilizar todo o seu equipamento contra os balões que os grupos de Seul pretendem fazer chegar ao país.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra depois do conflito entre os dois ter terminado com um armistício e não com um tratado de paz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR