A operadora da central nuclear acidentada Fukushima Daiichi retirou todo o combustível de outra central próxima, também afetada pelo terramoto e tsunami de 2011, e cujo futuro ainda está por determinar, informa a imprensa local esta quarta-feira.

A elétrica Tokyo Electric Power (TEPCO) completou a retirada das 2.500 barras de combustível que estavam nos reatores 1, 2, 3 e 4 na central de Fukushima Daini, segundo a agência Kyodo.

As barras de combustível encontram-se agora em piscinas localizadas dentro dos reatores e destinadas à refrigeração e armazenamento seguro, onde permanecerão até que sejam transferidas para um cemitério nuclear.

Fukushima Daini fica a 12 quilómetros de Daiichi e foi também afetada pelo terramoto e tsunami de março de 2011, ainda que no seu caso, os operários tenham conseguido arrefecê-la poucos dias depois.

Apesar de Fukushima Daiichi estar em processo de desmantelamento, a TEPCO mantém paralisada a Fukushima Daini e ainda não explicou quais são os seus planos para esta central, apesar de o Governo japonês já ter pedido que fosse também desmantelada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR