Foi encontrada uma maneira de diminuir as calorias do arroz até 50%: acrescentar óleo de coco antes de pôr o arroz a ferver na panela.

A descoberta foi o resultado de uma investigação de um estudante e de um professor da Universidade do Sri Lanka, que queriam encontrar um método que tornasse as propriedades do arroz mais saudáveis.

“O que fizemos foi cozer o arroz como normalmente se faz, mas quando a água está a ferver, antes de deitar o arroz para dentro da panela, acrescentamos óleo de coco – pelo menos 3% do peso do arroz que se está a usar.”, disse Sudhair James, professor da Universidade do Sri Lanka, numa apresentação no National Meeting & Exposition of the American Chemical Society, citado pelo Washington Post.

“Quando estiver pronto, só precisamos de deixar o arroz no frigorífico por 12 horas. É tão simples quanto isto.”, concluiu James.

Apesar das inúmeras propriedades benéficas, o consumo de arroz branco está ligado à diabetes. Uma taça de arroz cozido traz aproximadamente 200 calorias, que se transformam em açúcar e, consequentemente, em gordura. Esta investigação, que não é nada mais que uma simples manipulação química, abre portas para novos usos de arroz, de uma forma mais saudável e com menor risco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR