Os chefes de Estado reunidos no âmbito da Cimeira da Liga Árabe, no Egito, chegaram a acordo sobre o princípio da criação de uma força militar conjunta, especificamente para combater “os grupos terroristas”, disse hoje o Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi.

O anúncio surge num momento em que uma dezena de países árabes levam a cabo uma ofensiva no Iémen contra os rebeldes xiitas que controlam grande parte do país e expulsaram as autoridades eleitas, uma operação militar considerada pelos líderes árabes como um “teste” para a futura força militar conjunta.

Riade lidera uma coligação que, além dos sauditas, integra nove países árabes: Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Kuwait, Marrocos, Qatar, Paquistão e Sudão.

Sissi é há várias semanas o chefe de Estado que reclama com maior insistência a criação desta força árabe para combater em particular o movimento do Estado Islâmico (EI), que multiplica as atrocidades no Iraque e na Síria e está a ganhar terreno na Líbia e no Egito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR