O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, visitou na tarde deste domingo a comunidade cabo-verdiana do concelho de Vila Franca de Xira e prometeu desenvolver todos os esforços para melhorar o seu processo de integração em Portugal. “A crise financeira potenciou a que muitos [cabo-verdianos] tenham hoje dificuldades em encontrar emprego ou a aceder à Educação. Isso pode gerar conflitualidade. Prometo procurar soluções para que as nossas comunidades se integrem da melhor maneira e se evite essas conflitualidades”, afirmou Jorge Carlos Fonseca, dirigindo-se a uma assistência composta por cerca de duas centenas de cabo-verdianos.

No bairro do Olival de Fora, Vialonga, freguesia onde reside a maior comunidade de cabo-verdianos do concelho de Vila Franca de Xira, Jorge Carlos Fonseca e a sua comitiva foi recebido com grande satisfação e curiosidade pelos moradores, ao som da orquestra filarmónica de Alverca do Ribatejo.

O presidente de Cabo Verde visitou as instalações da Associação de Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira, da qual se tornou sócio honorário e em seguida dirigiu-se ao centro comunitário de Vialonga, onde escutou morna e o som dos batuques, que o fizeram “sentir-se em casa”. “Os cabo-verdianos podem estar longe das ilhas, mas estão sempre unidos por uma identidade muito sólida”, afirmou

As palavras do chefe de Estado de Cabo Verde foram recebidas com muita “satisfação e emoção” por parte de alguns membros da comunidade daquele país africano, que ficaram “com mais alento” após a visita de Jorge Carlos Fonseca. “É um momento muito bonito e estou sem palavras. É como se um pouco de Cabo Verde tivesse vindo ter connosco”, afirmou à agência Lusa a Adelaide Gomes, 61 anos, natural da ilha Brava e residente em Portugal há 39 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Arnaldo Rodrigues, 56 anos, natural da Boavista, se sentiu “emocionado” por estar a receber a visita do seu presidente: “A vida fora da nossa terra nem sempre é fácil. As coisas agora estão mais difíceis, mas não podemos deixar de lutar. As palavras do nosso presidente dá-nos mais força”, apontou.

A passagem de Jorge Carlos Fonseca por Vila Franca de Xira, que fica a cerca de 30 quilómetros de Lisboa, insere-se num conjunto de visitas a comunidades cabo-verdianas residentes em Portugal. Segundo os censos de 2011, no concelho de Vila Franca de Xira residem cerca de 900 cabo-verdianos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação de Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira, Luís Fernandes, referiu que o desemprego e as questões burocráticas, ligadas aos processos de legalização, são os principais problemas que afetam as comunidades africanas do município. Esta associação presta apoio jurídico e tem uma parceria com o banco alimentar, apoiando atualmente cerca de 120 famílias da freguesia de Vialonga.