O voo TK15 da companhia turca Turkish Airlines que partiu de Istambul, Turquia, com rumo a São Paulo,no  Brasil, emitiu um alerta de emergência por causa de um alerta de bomba. O avião interrompeu a rota e aterrou em Casablanca, Marrocos.

De acordo com um responsável do governo turco, o pedido de emergência aconteceu depois de ter sido encontrada uma nota nas casas de banho com a palavra “bomba” escrita.

O aparelho estava a voar a 17.700 pés de altitude (cerca de 5400 metros). A altura prevista seria de 32 mil pés (cerca de 9700 metros). Estavam 250 passageiros a bordo.

O avião partiu de Istambul às 10h18 e tinha chegada prevista a São Paulo às 16h10 locais no aeroporto de Guarulhos. A viagem teria aproximadamente 12 horas. Aterrou entretanto em Casablanca, em segurança, de acordo com informação da Bloomberg.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no domingo tinha acontecido um incidente semelhante com outro voo da Turkish Airlines, de Istambul para Tóquio. A nota de ontem, encontrada também na casa de banho, dizia “C4 Cargo”, dando a entender que havia explosivos a bordo. O voo de ontem acabou por regressar a Istambul.

Após uma busca minuciosa ao Boeing 777-300ER, que fazia ligação entre Istambul e São Paulo, concluiu que a ameaça era falsa, e o avião conseguiu prosseguir até ao seu destino no Brasil.

O voo foi “desviado para o aeroporto internacional Mohammed V de Casablanca mas após a necessária investigação a bordo concluiu-se que a notícia em questão não era verdadeira”, precisou em comunicado a companhia turca.

“Os nossos passageiros vão ser reconduzidos a bordo e o voo vai prosseguir até São Paulo após ser concluída a limpeza e o reabastecimento e serem emitidas as autorizações necessárias”, acrescentou.