Durante a próxima semana, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, irá fazer uma visita a Moscovo, Rússia, marcando um novo capítulo na política externa da Grécia e nas suas relações bilaterais, escreve o jornal grego Ekathimerini. Em discussão estará a proposta de cooperação feita pela Grécia ao Governo russo, relativamente à construção de um novo gasoduto que se estenderá da Turquia à Rússia, passando pelo Mar Negro.

A algumas semanas de esgotar as reservas de dinheiro e de os credores internacionais, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu e Comissão Europeia, terem suspendido a ajuda financeira até serem implementadas novas reformas, a Grécia procura agora reforçar as suas alianças diplomáticas.

“Nós gostaríamos de permanecer no navio chamado Europa, mas se o capitão nos empurra para o mar, temos de tentar nadar”, afirmou Panos Skourletis ministro grego do Trabalho, no contexto da visita de Tspiras a Moscovo, que decorrerá na próxima semana, segundo a agência Reuters.

A visita destina-se a descobrir se a “amizade histórica com a Rússia pode ser esticada para outros níveis”, explica Skourletis. Na terça-feira, Alexis Tsipras afirmou-se contra as sanções da União Europeia à Rússia, explicando que se tratavam de “uma estrada para lado nenhum”, segundo a agência russa TASS, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street Journal. Na mesma entrevista, o primeiro-ministro grego disse que a Grécia se poderia tornar numa “ponte entre o Ocidente e a Rússia”.

Na primeira cimeira da União Europeia em que Tsipras participou, em janeiro de 2015, Alexis Tsipras afirmou que poderia existir uma cooperação melhorada entre a Grécia e a Rússia nos setores energético, turístico e agrícola. Essa cooperação poderá permitir à Grécia “exportar os seus produtos agrícolas para a Federação da Rússia”, sugeriu o líder do governo grego, de acordo com o jornal Ekathimerini.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR