Com os olhos no céu, Gray Malin é um fotógrafo que se tornou famoso a retratar praias e piscinas vistas de cima, onde os banhistas e chapéus-de-sol parecem tão pequenos como os grãos de areia que se agarram à pele. Mas agora, as paisagens tiradas das alturas estão também numa linha de sapatos, como quem diz que se pode ter os olhos no céu mas os pés na terra.

A coleção, feita em parceria com a marca Sperry Top-Sider, foi apresentada há dias na loja parisiense Colette, atualmente com uma exposição do fotógrafo que trabalha — ou apanha aviões para sobrevoar costas, mais concretamente — a partir de Los Angeles.

Malin escolheu três das suas fotografias mais famosas da série “À La Plage, À La Piscine” — que inclui dezenas de exemplares, à venda no site do autor — para imprimir em quatro modelos de sapatos, para homem e mulher, com preços entre os 70 e os 100 euros. Uma delas foi tirada em Lisboa e mostra uma série de chapéus-de-sol coloridos em sapatos de vela.

SperryMalin Lisboa

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mesmo padrão foi usado para uns ténis de senhora, no que faz de Lisboa a única cidade com honras de bisar na seleção. A marca de gelados Olá deve estar agradecida porque surge em destaque neste modelo (são os chapéus vermelhos, amarelos e roxos).

SperryMalin ténis Lisboa

De outras partes do mundo, e com outros modelos, há uns slip-on que retratam as ondas da Cidade do Cabo.

SperryCidade do Cabo

E há ainda uma versão a preto e branco dos banhistas de Cefalú, na Sicília.

SperryCefalú

Para além do calçado, as fotografias de Malin podem ser aplicadas em capas de iPhone ou outros suportes. Os padrões de Lisboa, por exemplo, já existem em papel de parede e de embrulho. Mas também há uma linha de calções de banho com as águas de Miami, para quem quer ficar camuflado na paisagem quando a época balnear abrir.