O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou hoje a imposição de sanções a piratas informáticos, norte-americanos ou estrangeiros, responsáveis por ciberataques que sejam considerados uma ameaça à segurança nacional.

“Os ciberataques representam um dos mais graves desafios económicos e de segurança nacional dos Estados Unidos e a minha administração prossegue uma estratégia abrangente para o enfrentar”, afirmou o Presidente norte-americano num comunicado.

O decreto autoriza o Tesouro norte-americano a congelar ou bloquear os bens de pessoas ou entidades responsáveis por ataques contra redes informáticas norte-americanas “críticas”, como sistemas bancários ou da rede elétrica e o roubo de dados como os de cartões de crédito.

“As intrusões e ataques informáticos — muitas originadas no estrangeiro — visam as nossas empresas, roubam segredos industriais e custam empregos”, escreveu Obama.

“Piratas iranianos visaram bancos norte-americanos. O ciberataque norte-coreano contra a Sony Pictures destruiu dados e desativou milhares de computadores. Outras falhas de segurança recentes, que fizeram manchetes, comprometeram dados pessoas de 100 milhões de americanos, incluindo informações dos seus cartões de crédito ou médicas”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR