Foram anunciados nesta quarta-feira os vencedores da edição de 2015 da Sony World Photography Awards, considerada a maior competição amadora de fotografia a nível internacional, nas categorias Geral, Jovem e Mobile. E claro, há portugueses premiados.

Escolhidos de entre mais de 96.000 inscritos, os vencedores representam os quatro cantos do mundo e são fotógrafos amadores, sem qualquer treino profissional. A vencedora mais jovem, Stephanie Anjo, tem apenas 14 anos, e reside no Reino Unido. É filha de emigrantes portugueses.

Nas categorias Geral e Jovem, as participações foram avaliadas por um painel de especialistas liderado por Sam Barzilay, Diretor Criativo da United Photo Industries. Na categoria Mobile, o vencedor foi escolhido pelos votos do público através do website do World Photography Organization. Esta categoria estreou-se na edição deste ano da competição, com o objetivo de “reconhecer a crescente evolução tecnológica das câmaras dos smartphones, que possibilitam uma maior capacidade e liberdade artística aos fotógrafos”, de acordo com um comunicado da World Photography Organization.

A portuguesa Beatriz Rocha, de 15 anos, venceu a categoria Cultura na secção juvenil (até 19 anos). A jovem, que frequenta o 9º ano na na escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, onde reside, admitiu ter ficado “chocada” com a vitória. A foto é no Teatro Garcia de Resende, em Évora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O português Eduardo Leal (4SEE Photographers) foi também finalista no tema ‘Campanhas’ da categoria Geral.

A competição elege ainda as três melhores fotografias a nível nacional, para cada país participante. O vencedor em Portugal foi Adriano Neves, com o tema “Luzes do Norte sobre a Via Láctea”.

São 14 as imagens vencedoras, veja-as na fotogaleria, juntamente com os três primeiros lugares da competição a nível nacional: