A Câmara do Porto avançou esta quarta-feira que até ao final de 2015 o Bairro do Lagarteiro ficará totalmente requalificado, anunciando para este mês o início das obras nos dois blocos que faltam.

O vereador da Habitação e Ação Social da Câmara do Porto, o socialista Manuel Pizarro, falava aos jornalistas à margem da inauguração da sede social da associação de moradores para o desenvolvimento do bairro do Lagarteiro.

“Esperamos chegar ao fim do ano de 2015 com o bairro do Lagarteiro completamente requalificado”, declarou Manuel Pizarro, que anunciou ainda para este mês o arranque das obras nos blocos 12 e 13, os últimos que faltam reabilitar.

Segundo o vereador socialista, “apesar de o Governo ter cortado o apoio que tinha prometido à câmara”, a autarquia honra o seu compromisso com o povo do Lagarteiro e completa toda a requalificação de um bairro que era conhecido como sendo um bairro muito problemático do Porto e que hoje está devolvido à cidade como um espaço de cidadania”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, destacou que a Associação de Moradores para o Desenvolvimento do Lagarteiro “tem tido um trabalho diário contra as maiores dificuldades num bairro que encontramos muito degradado”, havendo um “contraste terrível” entre “partes do bairro que estavam reabilitadas e outras que não estavam”.

“O trabalho da Associação do bairro do Lagarteiro tem sido fantástico”, acrescentou Rui Moreira, sublinhando que as “ruas e os bairros serão sempre melhores se tiverem associações” e enfatizando que o “associativismo é fundamental na cidade do Porto”.

Durante a inauguração da sede social, o presidente da câmara apelou à conservação e manutenção dos espaços requalificados para que não sejam necessárias mais intervenções.