Norte

Em Esposende, a discoteca Pacha Ofir preparou uma noite de feriado especial. Há cinco espaços com cinco ambientes diferentes e ainda dois concertos, de D.A.M.A. e Dengaz. Djs não vão faltar. Bilhetes a partir dos 11 euros.

Os Talentosos Predadores” estão no Sea Life, em Matosinhos. E, apesar do nome da nova exposição que o aquário apresenta, miúdos e graúdos não correm riscos. Há seis predadores da natureza para ver, como o polvo prodígio, o peixe leão anão e a tartaruga serpentina, criaturas da terra e dos mares que recorrem ao método de emboscada para capturar as suas presas. A entrada normal custa 13 euros e a das crianças entre os 4 e os 12 anos custa 9 euros.

Ali ao lado, no Edifício Transparente, há Pink Market edição especial de Páscoa, esta sexta-feira e sábado, entre as 11h00 e as 18h00. Além do habitual mercado de arte, criatividade, produtos vintage e antiguidades, haverá várias atividades abertas a todos os interessados, como uma caça ao ovo, pintura de ovos e aulas de dança fitness. A entrada é livre.

Mais um mercado, o do Bom Sucesso, mas este só de livros. Até 26 de abril, a Primavera de Livros reúne mais de 100 mil livros de 100 editoras e a presença de escritores. De destacar a presença de Mário Cláudio e Joel Cleto este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

primavera_livros

A Primavera de Livros está no Mercado Bom Sucesso, no Porto.

Esta Páscoa não vão faltar filmes para ver na televisão (o Observador fez um guia e tudo) mas se a vontade for de ir ao cinema ver algo mais recente, como o “Velocidade Furiosa 7”, há uma nova sala que vale a pena experimentar. O Centro Comercial Colombo deixou de ser o único com sala IMAX esta quarta-feira, com a inauguração da segunda sala IMAX do país no Mar Shopping, em Matosinhos. A tecnologia IMAX permite ver filmes em ecrãs seis vezes maiores do que os sistemas digitais convencionais, a imagem é mais brilhantes e o sistema de som também merece cuidados especiais. O preço dos bilhetes também é mais caro, mas nada como experimentar uma vez.

No sábado começa um longo programa mensal de concertos, promovido pela associação Porta-Jazz, com o apoio da Porto Lazer. Além do espetáculo dos Mean Swing Machine no novo Largo da Estação, marcado para às 18h00, e com entrada livre, é possível assistir à atuação de Melissa Oliveira + JAM featuring Jason Palmer, no Edifício Axa, às 19h00, este a troco de uma nota de cinco euros.

Depois da celebração dos 13 anos (sim, 13 anos), a Festa da Gigi regressa ao Plano B, no Porto, como acontece todos os primeiros sábados de cada mês. As DJs Lara, Marta e Maria nunca deixam que se acabem os motivos para festejar, com os sons dos anos 70, 80 e 90 a dominarem. A entrada até às duas da manhã custa cinco euros, consumíveis. A partir dessa hora o preço duplica.

Centro

Dinis e Isabel, Um Conto de Primavera” é o espetáculo que vai estar no Castelo de Leiria, a partir deste sábado e até meados do mês de abril. Neste texto de António Patrício, adaptado e encenado por Tobias Monteiro, os atores Filipe Duarte e Núria Mencía, marido e mulher na vida real, dão vida ao casal real da História de Portugal, D. Dinis, rei de Portugal e D. Isabel de Aragão (Rainha Santa), espanhola, tal como Núria. A peça é para jovens e adultos e os bilhetes custam 10 euros, sujeitos aos habituais descontos.

Fachada, anteriormente conhecido por B Fachada, sobe ao palco do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, este sábado às 22h00. Ouvir as canções do autor de “Monogamia” tem um custo de cinco euros. Ou seja, é quase dado.

Na noite que acontece a Páscoa, a Trigo Limpo teatro ACERT apresenta o espetáculo “Queima e Rebentamento do Judas“, às 23h30h no campo de jogos do Molelinhos, freguesia de Molelos, em Tondela. Assistir à transformação desta tradição ancestral, que é o ritual da queima e rebentamento do Judas, num espetáculo comunitário onde se fundem o teatro, a dança, a música e o fogo-de-artifício, é grátis.

A Semana Académica de Mação, que começou na quinta-feira e termina no sábado, faz lembrar que a época das queimas das fitas está aí à porta. Pela tenda instalada junto ao Estádio Municipal Agostinho Pereira Carreira vão passar vários projetos musicais, das tunas à eletrónica, muitos brindes e diversão.

Sul

O V Ciclo de Concertos a 6 Órgãos regressa este domingo de Páscoa à Basílica do Palácio Nacional de Mafra. Às 16h00, e com um cenário que torna ainda mais bonito o momento, seis organistas, dirigidos por João Vaz, vão dar música a troco de três euros de entrada.

Os amantes de comida não têm falado de outra coisa. A partir de sábado e até 12 de abril, o Jardim do Casino Estoril vai ser invadido por cerca de 60 tendas de comida de rua, para o primeiro Street Food European Festival. E que se pense em roulottes de hambúrgueres e bifanas: haverá sushi, bagels, burritos, focaccias, bolas de Berlim, pizzas, leitão da Bairrada, cachorros, tapas, waffles ou enchidos. Muitos dos participantes vêm de fora, pelo que é uma ótima oportunidade para provar sabores diferentes. A entrada no recinto é gratuita e a unidade monetária do festival são os streets.

Um espetáculo de teatro físico, quase a tocar no campo da dança, é a nova proposta que o grupo de teatro Gato apresenta até 12 de abril no Teatro A Barraca, em Lisboa, de quinta-feira a sábado às 21h30 e domingo às 16h30. “Vai Vem” tem direção do encenador colombiano Juan Carlos Agudelo Plata e tem também quatro personagens com as suas histórias, um naufrágio e o alto mar como pano de fundo. A entrada faz-se mediante a entrega de 10 euros.

Bunsmobile-hamburguer

Além de hambúrgueres como este, a Bunsmobile traz ao Street Food European Festival a soul food típica do Sul dos EUA.

Com um fim de semana de primavera que cheira a verão, o final do Caparica Primavera Surf Fest torna-se mais apetecível. Para além das “sunset parties”, às 18h00, com DJ set, esta sexta-feira há concerto de Batida e, no sábado de Da Chick. A festa dura até às duas da manhã com mais Djs. Os bilhetes diários custam 10 euros.

A Câmara Municipal de Vidigueira organiza este fim de semana o evento “Vidigueira Branco – Feira do Vinho e do Cante” para promover os vinhos da sub-região vitivinícola de Vidigueira, o cante alentejano e a gastronomia tradicional. O programa inclui a exposição e venda de produtos agroalimentares, ateliês de pão, showcooking, lançamento de livros editados pela autarquia, provas de vinho, espetáculos musicais e de animação. Esta sexta-feira, por exemplo, o cante alentejano está em destaque. No domingo será o folclore tradicional.

Numa altura em que o Algarve se enche de turistas, a agenda de eventos também engorda. Este fim de semana destaca-se o Lagoa Wine Show, um evento dedicado aos vinhos e à gastronomia, que ocupa o Centro de Congressos do Arade, em Lagoa, até sábado. Vinho a copo, showcooking, workshops, tertúlias e concertos contam-se entre a programação. Esta sexta-feira, por exemplo, atua Ana Moura. No sábado, é Pedro Abrunhosa quem dá música a quem foi beber e comer.