Hackers russos publicaram várias mensagens de texto trocadas entre Timur Prokopenko, assessor de comunicação da presidência russa, e Kostia, um possível diminutivo de Konstantin Rykov, um dos maiores apoiantes de Putin e deputado na Duma entre 2007 e 2012. Dos milhares de mensagens reveladas, mais de 60 falam das ligações de Le Pen e da Frente Nacional ao Kremlin, nomeadamente no pico da crise ucraniana, aquando do referendo na Crimeia.

A notícia foi publicada originalmente pelo jornal Mediapart e revela as trocas de mensagens entre os dois responsáveis russos entre 2011 e 2014, período que corresponde à ascensão do partido de Le Pen em França. Numa das trocas de mensagens, datada de março de 2014, Prokopenko pediu a Kostia se Marine Le Pen podia ir à Crimeia como observadora independente do referendo que aí se ia realizar para definir a anexação do território ucraniano por parte da Rússia.

“Precisamos mesmo dela. Já disse ao meu chefe que tu vais falar com ela”, escreveu Prokopenko.

Em resposta, Kostia, alegadamente o deputado Konstantin Rykov, que tem relações privilegiadas em França, mantendo mesmo uma casa no país, segundo o Le Monde, respondeu, dizendo que Le Pen estava em campanha para as eleições municipais, mas que o partido ia tomar uma posição oficial sobre a Crimeia. A Frente Nacional veio dizer que os resultados da consulta na Crimeia “não tinham contestação possível” e no final do ano, o eurodeputado da Frente Nacional, Jean-Luc Schaffhauser, foi a Donetsk assistir às eleições organizadas pelos separatistas pró-russos.

No que diz respeito ao financiamento do partido, que desde há algum tempo se sabe ter origem, em parte, na Rússia, estas mensagens mostram que após esta tomada de posição, os dois homens consideraram que era preciso “agradecer aos franceses de uma forma ou de outra”. Em abril de 2014, Le Pen faz uma viagem pessoal à Rússia e passados poucos dias, a associações Cotelec, presidida por Jean-Marie Le Pen, recebeu quase dois milhões de euros de uma sociedade cipriota financiada por fundos russos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR