O Papa Francisco vai batizar hoje dez adultos, incluindo a pintora portuguesa Helena Lobato, durante a vigília pascal, um dos ritos da Semana Santa.

Durante a cerimónia religiosa, que decorre na basílica de São Pedro às 18:00 GMT (19:00 em Lisboa), o papa irá batizar seis mulheres e quatro homens.

A pintora portuguesa Helena Lobato, de 45 anos, residente em Setúbal, integra o grupo de pessoas que serão batizados pelo papa Francisco, que inclui também uma cambojana de 13 anos, quatro italianos, três albaneses e uma queniana.

A portuguesa escreveu ao papa no ano passado quando vivia um momento difícil e Francisco convidou-a a ser batizada.

O papa Francisco cumpre assim a tradição de acolher adultos convertidos ao catolicismo durante a vigília pascal.

No final da vigília pascal, o papa argentino fará a tradicional bênção Urbi et Orbi (à cidade e ao mundo).

O papa Francisco presidiu na sexta-feira à noite à Via Sacra no coliseu de Roma e no final fez uma breve alocução na qual denunciou “a crueldade” de algumas situações atuais que, na sua opinião, encontram correspondência no Calvário de Cristo, como a corrupção ou a indiferença perante os que sofrem.

Entretanto, o responsável do Vaticano pelas esmolas, o polaco Konrad Krajewski, revelou hoje que, durante a Via Sacra, distribuiu por indicação do papa Francisco envelopes com dinheiro a 300 sem-abrigo que se preparavam para passar a noite nas estações ferroviárias de Roma.

Este é a segundo ano consecutivo que o papa manda distribuir dinheiro pelos sem-abrigo na Sexta-Feira Santa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR