São pouco visitados e talvez por isso continuem preservados e resistentes à erosão do tempo. O The Guardian desvendou a lista de 10 locais ancestrais que a revista Timeless Travel aconselha a quem gosta de visitar estes locais com histórias milenares.

Koh Ker, Camboja

No norte do país há um tesouro escondido no meio da floresta. A duas horas da cidade de Angkor Wat, este local abriga dezenas de templos entre as árvores. E há uma pirâmide de sete andares com 40 metros de altura e que pode ter sido o templo de Jayavarman IV.

Choquequirao, Perú

Entre maio e outubro, este local recebeu apenas 100 visitas. Trata-se de um sítio remoto a 3 mil metros de altura e a quase 100 quilómetros de Cusco que foi construído pelo filho do autor do Machu Picchu durante o século XV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ani, Turquia

A este do território turco, Ani foi a capital da dinastia de Bagratid até ao século XI e tornou-se muito importante durante 400 anos com uma população de 100 mil pessoas. Mas foi destruído por um terramoto e todas as igrejas e palácios se transformaram em ruínas.

Conímbriga, Portugal

Uma maravilha mais próxima do que parece. É o monumento deixado pelos romanos com maiores dimensões em Portugal, entre Coimbra e Condeixa-a-Nova. A prosperidade romana ainda está impregnada nas ruínas, que continuam bem conservadas. Podem ver-se casas luxuosas, piscinas, jardins, anfiteatros, fontes e outras construções romanas, com os famosos mosaicos.

Han Yangling, China

Corresponde ao túmulo do Imperador Jing Di, que morreu em 141 a.C.. O turismo chinês recuperou-o de forma a permitir visitas muito próximas aos objetos das exposições, como armas em madeira e as roupas típicas da altura naquela região. O museu também expõe fósseis e figurinos.

Pella, Jordânia

Nas sombras das regiões turísticas de Jerash e Umm Qais, o norte do Jordânia contém um monumento do Neolítico que atravessou várias fases da História. Tem sinais romanos e as recentes escavações desvendaram um templo de Canaã e uma cidade do início da idade do bronze.

Necrópoles do Vaticano, Itália

Debaixo do Vaticano, as necrópoles são o cemitério onde estarão os restos mortais de São Pedro, martirizado no Circo de Nero. O Imperador Constantino construiu uma basílica por cima da tomba, mas as escavações encontraram alguns mausoléus.

Takht-e Soleyman, Irão

“Trono de Salomão”, numa tradução literal. Este é um monumento plantado numa cratera mineral com um lago, localizado a 30 quilómetros da cidade de Takab. O lago tem 60 metros de profundidade e não suporta qualquer forma de vida devido à densidade mineral. Pode também visitar o museu, num edifício do século XIII que apresenta mosaicos e decorações típicas da região.

Fatehpur Sikri, Índia

Ninguém consegue explicar como é que esta fortaleza se mantém de pé, sem uma única brecha. Fica em Mughal, a 40 quilómetros do Taj Mahal. Foi construída durante o século XVI pelo Imperador Akbar e contém salas privadas, pavilhões, palácios, jardins e piscinas. Nas proximidades está o palácio Rumi Sultana, a mais pequena e elegante estrutura do complexo arquitetónico de Mughal, onde foi inaugurado um museu no ano passado. O local foi abandonado porque não tinha água suficiente. Mas as ruínas estão intactas.

Pula, Croácia

É o único anfiteatro romano que tem quatro pilares laterais e mantém três andares preservados. E é também uma das seis arenas romanas com maiores dimensões no mundo. Tem lugar para 20 mil espetadores, que podiam assistir a lutas entre gladiadores durante o verão. Agora, recebe concertos e jogos.