Por mais que corra numa passadeira, pedale ou faça abdominais, os músculos da cara não vão ser contemplados com esse exercício — a não ser que faça caretas de esforço o tempo todo. A pensar nesses músculos que “dão a cara” por nós, Rachel Lang, esteticista, Heidi Frederick, massagista terapêutica, e Kate Gyllenhaal, personal trainer, abriram, na Baixa de Manhattan, a Face Love Fitness.

Neste espaço há massagens e exercícios que ajudam a manter a pele e os músculos da cara e do pescoço saudáveis, com o objetivo de deixar os clientes com um aspeto jovial e a sentirem-se bem. Segundo o que Kate Gyllenhaal disse à CNN, “a ideia de que uma pessoa deve evitar que outra pessoa toque na sua cara por medo de ficar com rugas é completamente errada. A pele responde lindamente a toques bem feitos”.

No entanto, nem todos os especialistas concordam com esta teoria. Alguns dermatologistas, como Patricia K. Farris, dizem que exercitar os músculos da cara é contra-intuitivo. “Eu acredito que a massagem pode ajudar no relaxamento e na libertação do stress, mas exercitar os músculos faciais não vai fazê-la parecer mais jovem e pode até fazê-la parecer mais velha”, disse a professora da Universidade de Tulane.

Por outro lado, os apoiantes de massagens acreditam que uma pele saudável e juvenil é sinónimo de uma pele bem trabalhada. De acordo com Tiffany Field, diretora do Touch Research Institute na Universidade de Miami, “quando estimulamos receptores de pressão debaixo da pele, tal como acontece numa massagem de pressão moderada, aumentamos a temperatura da pele, reduzindo a libertação de hormonas de stress e melhorando o sistema imunitário”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E é precisamente esta a filosofia da Face Love Fitness, que defende que tanto a massagem como os movimentos são desintoxicantes e aumentam a circulação de oxigénio e de sangue, resultando em menos rugas, num queixo mais firme, na uniformização da tonalidade da pele e até na diminuição das dores de cabeça. Para Rachel Lang, uma das donas do espaço, “tal como qualquer exercício, deverá fazê-lo duas a três vezes por semana para obter melhores resultados”.

Exercícios acima do pescoço

Debaixo da pele existe uma zona de tecido gorduroso chamada camada subcutânea. Esta camada diminui com a idade e é essa diminuição que dá um aspeto envelhecido e cansado. O exercício dos músculos da cara surge como a resposta à tonificação da pele. Através das massagens e do treino de resistência, as mentoras deste ginásio facial acreditam que os músculos tornam-se mais fortes, rejuvenescendo a aparência.

Os exercícios passam por contorcer a cara ou tentar levantar as sobrancelhas contra a resistência de uma banda elástica colocada na testa. São também usadas nas massagens bolas de silicone, um anel de Pilates e rolos faciais asiáticos, tudo para tonificar a pele.

Rachel Lang diz que “estes exercícios são ótimos para toda a gente, independentemente da idade, do género e do tipo de pele”, acrescentando ainda que “o facto destas massagens refrescarem e desintoxicarem, tornam-nas boas para as ressacas”. Kate Gyllenhaal lança a pergunta: “Todos sabemos que manter o corpo exercitado é essencial. Então porque paramos no pescoço?”

Cada massagem pode ter a duração de 15 a 30 minutos e os preços variam entre os 30 e os 50 dólares, ou seja, entre 27 e 46 euros. Por enquanto este ginásio facial só existe em Nova Iorque — se andar pela cidade que nunca dorme e quiser experimentar, já sabe — mas pode ser que um dia chegue ao nosso país.