Há uma ciência por trás da arte de namoriscar. Mas saber se alguém o está a seduzir também exige uma perspicácia notável. Nestas coisas do amor, nem tudo é um golpe de sorte.

Susan Rabin é terapeuta de casais, trabalha na área do coaching nos Estados Unidos e lançou o livro “101 Ways to Flirt”. São 200 páginas de truques de engate e conselhos amorosos que o podem ajudar a conquistar – e a ser conquistado.

Segundo a terapeuta, há que elogiar, saber conversar, demonstrar afeto e perder os medos. Mas muito do segredo está concentrado na linguagem corporal, até porque esta é muito semelhante em todo o mundo.

De um modo geral, aponte este como principal conselho: nunca fale sobre o último namorado ou namorada que teve nos primeiros tempos do romance. Dos outros, o ABC lista mais alguns.

 

Os sinais que elas lançam

  • Sorriso

O sorriso é uma arma muito importante no universo feminino e das primeiras coisas que elas deixam transparecer. E é relativamente fácil distinguir um riso educado de um sorriso de interesse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Olhar

Depois vem o olhar: é comum que as mulheres interessadas em alguém lancem olhares curtos e repetitivos. Mas se este olhar se tornar mais longo e direto enquanto conversam, então é porque o que está a dizer a agrada.

  • Gestos

Há também gestos que demonstram que uma mulher gosta de alguém, como mexer no cabelo, inclinar suavemente a cabeça ou humedecer os lábios. E mesmo durante uma conversa, elas deixam escapar sinais dos seus sentimentos: quando se inclinam sobre alguém enquanto falam – ou se pedem que a outra pessoa o faça – então é porque estão interessadas que lhe invadam o espaço pessoal. Mas cuidado: não se torne demasiado invasivo. Não é isso que elas pretendem.

Os sinais que eles usam

  • Tiques

É que eles também não resistem a mostrar alguma emoção. Os homens têm tendência a endireitar a roupa ou os acessórios quando estão próximos da mulher por quem têm aquele fraquinho.

  • Olhar

O olhar também é importante para eles. Se levantam as sobrancelhas e abrem mais os olhos quando a ‘miram’, então é provável que estejam interessados em si.

  • Gestos

Oferecer o braço enquanto caminham não é coisa do passado: este gesto masculino prova que ele a quer próxima e em segurança junto a si. E, já agora, longe da concorrência, explica Rabin. Além disso, significa que não tem receio nenhum que os outros – homens e mulheres – os vejam juntos.