Dizer que Hitler integrou a Marinha norte-americana durante a II Guerra Mundial não é mentira: afinal o ditador alemão tinha um sobrinho com o seu apelido, William Patrick Hitler, que se alistou nas forças dos Estados Unidos e que lutou contra o nazismo. A história é contada pelo ABC.

William nasceu em Liverpool no ano de 1911. A mãe, irlandesa, chamava-se Bridget Dowling e o pai dava pelo nome de Alois Hitler Jr., meio-irmão do líder nazi. Durante o primeiro ano de vida de William, Hitler terá vivido com a família em Inglaterra, mas este é um dado que os historiadores não conseguem confirmar.

O meio-irmão de Adolf Hitler foi mal sucedido nos negócios que desenvolveu no ramo da restauração, por isso decidiu regressar à Alemanha em 1914. A mulher não foi e mudou-se com o bebé para Londres. William viveu com a mãe até atingir 18 anos, altura em que viajou para a Alemanha para ir ao encontro do pai. Chegou a tempo de ver o tio a tornar-se chanceler, o que permitiu a William levar uma vida abastada.

Mas os desentendimentos entre Adolf Hitler e o sobrinho deram um outro rumo à história: William queria subir aos mais altos cargos nazis, mas o tio exigia-lhe que renunciasse à nacionalidade britânica. Perante o pé de guerra na família, William fez um ultimato: se Hitler não cedesse às suas exigências, tornaria público ser neto de um judeu chamado Leopold Frankenberger. A chantagem não resultou e William regressou a Inglaterra, onde escreveu um artigo para a revista Look intitulado “Por que odeio o meu tio”. Este foi apenas um dos textos onde William dissertava sobre o regime instaurado por Hitler e o criticava.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

November 1939:  Front page of a prospectus for a lecture tour given by William Patrick Hitler, Hitler's nephew. The heading reads 'What the German People Are Thinking'.  (Photo by Express/Express/Getty Images)

Para William, a nova vida que procurava estava além-mar. Em 1939, embarcou para os Estados Unidos da América. Três anos depois, tentou ingressar no exército americano e não foi aceite. Mas em 1944, a candidatura resultou, após uma investigação do FBI.

Nunca foi para o campo de guerra e mudou o apelido para Stuart-Houston. Acabou por casar com uma alemã com quem teve quatro filhos. O primogénito recebeu o nome de Alexander Adolf. William morreu em 1987, com 76 anos.