Um dia depois de se auto excluir da corrida a Belém, António Guterres foi este sábado à tarde visitar o ex-primeiro-ministro e amigo José Sócrates ao estabelecimento prisional de Évora. À entrada, foi confrontado pelos jornalistas sobre as declarações que fez ontem à Euronews, em Bruxelas, onde disse que não era “candidato a candidato de nada”, e limitou-se a dizer que, sobre isso, “já não há dúvidas nenhumas”. O PS não poderá contar com Guterres para Belém.

O ex-primeiro-ministro socialista e Alto Comissário dos Refugiados para as Nações Unidas afastou as perguntas dos jornalistas dizendo que se tratava de “uma visita privada”. “Se falasse aos jornalistas não daria a entender que tinha vindo visitar um amigo, mas que tinha vindo falar à comunicação social”, disse Guterres, insistindo que se tratava de uma visita privada.

“Vim numa visita a um amigo, não vim para fazer política”, assegurou, deixando mais uma vez claro que o que disse ontem à Euronews queria mesmo dizer que estava fora da corrida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR