Afinal, António Costa não terá garantido o apoio do Partido Socialista à candidatura de António Sampaio da Nóvoa a Belém, ao contrário do que o semanário Expresso noticiou. O desmentido foi feito pelo próprio secretário-geral socialista no sábado à noite, em declarações à SIC, na sequência das notícias que davam conta de que o apoio tinha sido negociado nos bastidores sem o consentimento do partido.

Também o ex-reitor falou no sábado à noite para desmentir a informação. O Expresso dizia esta semana que membros da candidatura de Sampaio da Nóvoa garantiam ter recebido apoio “evidente e seguro” de Costa, e que o secretário-geral do PS tinha negociado esse apoio sem informar a direção do partido, o que estaria a originar “mal-estar” nas fileiras socialistas.

De acordo com a SIC, o líder socialista nega categoricamente que tanto ele como o Partido Socialista, enquanto instituição, tenham manifestado apoio à candidatura a Belém do ex-reitor da Universidade de Lisboa. Também Sampaio da Nóvoa garantiu no sábado ao final da tarde que não tinha qualquer apoio do PS negociado com António Costa. “Nunca em qualquer circunstância pedi apoio a António Costa para uma candidatura que ainda nem sequer existe e nunca, nunca, António Costa declarou que me apoiava”, afirmou à margem de um encontro sobre inovação organizado pelo PS em Vila Franca de Xira.

Sobre o facto de um eventual apoio do PS ser ou não decisivo para Sampaio da Nóvoa avançar para as eleições presidenciais, o ex-reitor de Lisboa respondeu prontamente que “não”. “Esse apoio não é decisivo para eu avançar”. António Sampaio da Nóvoa já fez saber que apresentará formalmente a sua candidatura entre o dia 25 de abril e o 1 de maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Se eu em algum momento entender que a minha disponibilidade pode ser um complicador e não um agregador da mudança então aí pensarei em desistir”, acrescentou, dizendo que só nessas circunstâncias é que sai da corrida.

Presidente do PS elogia Nóvoa

Se António Costa, por um lado, nega que tenha dado apoio, por outro, o presidente do Partido Socialista não se poupa em elogios ao académico. Falando aos jornalistas a partir dos Açores, numa cerimónia de comemoração do terceiro aniversário da elevação a cidade da Lagoa, a que Sampaio da Nóvoa comparecer como orador convidado, Carlos César disse que Nóvoa é uma das personalidades que “melhor representa” aquilo de que o país precisa neste momento.

“É uma das personalidades que admiro e que melhor representa aquilo que no Portugal de hoje nós pensamos que é preciso, que é pensar com serenidade o país que nos rodeia”, disse. A boa opinião de César sobre o ex-reitor não é, de resto, nova. Numa entrevista à RTP informação em março, o atual presidente do PS afirmou que Sampaio da Nóvoa encaixava naquilo que considera ser o perfil ideal do candidato presidencial e admitiu haver “vantagens” na candidatura de um independente.

Depois da cacofonia e das divisões internas visíveis nas manifestações dos socialistas face à candidatura do académico, a ordem no PS é agora para arrumar o dossiê presidenciais a um canto e concentrar todas as atenções nas legislativas do outono. Esta semana, no Parlamento, o líder parlamentar Eduardo Ferro Rodrigues já tinha deixado essa indicação clara. Falando aos jornalistas depois de uma reunião do grupo parlamentar Ferro disse mesmo que a discussão sobre nomes era “um erro político crasso” e que estava a “desviar atenções” daquilo que era realmente importante, as legislativas.