O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, vai manter encontros bilaterais com os homólogos do Egipto, Marrocos e Jordânia, à margem da cimeira informal UE-Vizinhança Sul que decorre em Barcelona.

Fonte oficial do ministério disse à Agência Lusa que no encontro desta tarde com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, Sameh Shukry, Rui Machete vai “discutir os preparativos da deslocação oficial” àquele país, prevista para o final do mês de maio.

Já para o encontro com o homólogo marroquino, Salaheddine Mezouar, será a Reunião de Alto Nível a realizar ainda este mês a dominar a agenda.

Marrocos é o 4.º maior destino de exportações portuguesas fora da Europa (depois de Angola, Estados Unidos e Brasil) e é o país com o qual Portugal atualmente partilha a presidência do “Diálogo 5+5”. No entanto, em finais de maio Portugal passará a co-presidência deste grupo para a França, no decorrer de um encontro ministerial em Tânger.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto à reunião hoje com a Jordânia, disseram as mesmas fontes diplomáticas portuguesas, o objetivo é “aproveitar a cimeira de Barcelona para estreitar relações com um país no qual Portugal não tem embaixada” e com o qual “os contactos diplomáticos têm sido menores”.

No encontro entre Rui Machete e o ministro jordano Nasser Judeh, além dos temas da estabilidade e segurança, também os temas económicos poderão estar em cima da mesa. Portugal não tem muitas trocas comerciais com aquele país do Médio Oriente, mas já existem 120 empresas que exportam para a Jordânia, sobretudo tabaco, produtos farmacêuticos e papel.

O ministro português também tinha inicialmente prevista uma reunião com o homólogo libanês, mas o encontro será em Lisboa na terça-feira, no decorrer de uma visita oficial de Gebran Bassil a Portugal.

A reunião ministerial informal de Barcelona – organizada pela União Europeia, Espanha e pela presidência da UE, atualmente a Letónia – juntará em Barcelona a chefe da diplomacia comunitária, a Alta Representante Federica Mogherini, e o comissário europeu da Vizinhança, Johannes Hahn, bem como os representantes dos Negócios Estrangeiros de todos os países-membros da UE e dos seus parceiros da Vizinhança Sul – Argélia, Palestina, Tunísia, Líbano, Marrocos, Egito, Jordânia e Israel. A Líbia e a Síria não foram convidados.

Em representação de Portugal, o ministro Rui Machete vai reafirmar uma das atuais prioridades da política externa portuguesa: “uma Vizinhança forte, estratégica e eficiente” que “deve ter como objetivo alcançar mais segurança e estabilidade, maior crescimento económico e maior bem-estar social”.