O mundo do futebol tem um pouco de tudo: rivalidades que conseguem dividir uma cidade inteira por cores de camisolas ou unir um país inteiro, desacatos lamentáveis como momentos de puro fairplay. Mas, às vezes, há pequenos momentos e gestos que demonstram um lado humano que mostra que o futebol consegue ser muito mais do que um jogo e uma competição.

Na noite passada, dia 13 de abril, o jogador do Newcastle e ex-internacional argentino, Jonás Gutiérrez, pôs o Anfield Road, estádio do Liverpool, todo de pé a aplaudir para o seu quinto jogo após regressar aos relvados depois de vencer uma batalha contra um cancro testicular.

https://www.youtube.com/watch?v=84SLsNI57vo

O meio-campista do Newcastle entrou na segunda parte para ser aclamado pelo estádio inteiro. Os adeptos do Liverpool já tinham prestado homenagem no minuto 17 aos dois adeptos do Newcastle, John Alder e Liam Sweeney, que morreram no acidente do avião MH17 na Ucrânia, no passado mês de agosto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gutiérrez, que voltou num jogo contra o Manchester United após quase dois anos sem jogar pelo Newcastle, demonstrou apreço, num tweet, pelo gesto dos fãs do Liverpool: “Obrigado aos adeptos do Newcastle e do Liverpool pela ovação em Anfield.”

Apesar de o Newcastle ter pedido 2-0 contra os Reds, o gesto está a ser aplaudido pelo mundo como um exemplo a seguir.

Jonas Gutiérrez sentiu uma dor nos testículos numa colisão ocorrida durante o jogo contra o Arsenal em maio de 2013. Após uma inflamação da área e alguns diagnósticos errados, foi-lhe encontrado um tumor que foi prontamente tratado. Em outubro de 2013 fez uma intervenção cirúrgica e removeu o testículo esquerdo. O argentino revelou dia 16 de setembro de 2014 que estava a ser tratado a um cancro testicular e que lhe faltava uma sessão de quimioterapia e dois meses de recuperação. Ao recuperar não encontrou espaço na equipa do Newcastle e foi emprestado ao Norwich City. Entretanto, ainda teve uma recaída, que manteve em segredo, mas recuperou. No dia 3 de novembro de 2014 recebeu alta do hospital e voltou aos campos pelo Newcastle a 4 de março de 2015, contra o Manchester United.

Numa entrevista à BBC, revelou que foram meses muito difíceis. “Quando me disseram que era cancro, entrei em choque. Lembro-me de estar com o médico do Newcastle e que tinha começado a chorar,” desabafou Gutiérrez. “Recebi muito apoio. É ótimo voltar e treinar, fazer o que gostas. Isso é o que mais me faz querer recuperar,” acrescentou o jogador argentino que, após recuperar, tatuou no braço uma parte de uma letra do rapper norte-americano Eminem.

“Eu adoro o Eminem, e por isso pus parte de uma canção dele no meu braço e escrevi a data. Diz ‘Eu estou vivo outra vez, mais vivo do que já estive em toda a minha vida,” disse Gutiérrez.

https://twitter.com/juliette_grace/status/578578084590387200