Isabel dos Santos propôs avançar com cerca de 200 milhões para comprar a Efacec Power Solutions, multinacional do setor energético atualmente detida pelo grupo José de Mello e pelo grupo têxtil Manuel Gonçalves. Segundo avança o Diário Económico na edição desta quarta-feira, as negociações entre a empresária angolana, os acionistas e os credores decorrem a todo o gás e operação deverá ficar concluída em breve.

A ideia é Isabel dos Santos ficar como acionista maioritária daquela sociedade, que foi criada para agregar os ativos mais rentáveis do grupo Efacec. A angolana não era, no entanto, a única interessada no negócio. Também os chineses da State Grid (maior acionista da REN) quereriam entrar na corrida, mas ficaram para trás.

As negociações com a família Mello e com os principais bancos credores da holding Efacec, a Caixa Geral de Depósitos e o Millennium bcp já estão em fase avançada. A confirmar-se a venda, o grupo José de Mello e a têxtil Manuel Gonçalves, que até aqui detinham 50% cada, passarão figurar como acionistas minoritários. O mesmo acontecerá com os bancos credores.

A Efacec é atualmente um dos maiores grupos industriais portugueses na área da eletrónica e eletromecânica que desenvolve atividades nas áreas de energia, transportes, logística e engenharia. Mas no centro do interesse para a filha do Presidente angolano deverá estar mais especificamente o ramo da engenharia, que permitirá à holding de Isabel dos Santos potenciar as competências necessárias ao investimento de infra-estruturas em Angola.

A Efacec Power Solutions, na qual recai a oferta de Isabel dos Santos, foi criada no âmbito de um plano de reestruturação para agregar os chamados ativos ‘core’ do grupo, os mais rentáveis, ficando os restantes sob a alçada da holding Efacec. Em 2013 a dívida da multinacional rondava os 370 milhões de euros, mas em 2014 já conseguiu resultados operacionais positivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR