O contabilista do Grupo Espírito Santo, Machado da Cruz, revelou aos deputados da comissão de inquérito ao BES que havia um documento de contabilidade paralela com os dados da real situação financeira da Espírito Santo International, atualizado todos os meses. As contas oficiais, que escondiam o buraco na ESI de 1,3 mil milhões de euros, foram criadas pelo próprio Ricardo Salgado, que depois lhe deu uma ordem direta para não o assumir – e tratar como um mero erro – perante um órgão de auditoria interno, soube o Observador junto de fontes conhecedoras do processo. Estes dados constarão do relatório preliminar da comissão, publicados esta semana, mas sem as partes que estão sob sigilo ou segredo de Justiça – decisão assumida no início da reunião pelo presidente, Fernando Negrão.

Na reunião que pediu para ser à porta fechada na Assembleia, Machado da Cruz assumiu que foi chamado à comissão de auditoria da Espírito Santo Finantial Group (ESFG), a quem disse o que Salgado lhe exigiu: que o problema nas contas era um erro, logo não premeditado. Disse também que não podia contrariar o pedido de Ricardo Salgado e apontar-lhe o dedo acusatório, sob pena de fazer implodir todo o GES – não era possível chegar lá e dizer que a culpa era do senhor do 15º andar, terá dito o homem que tratou das contas do grupo quase até à sua implosão.

De acordo com relatos feitos ao Observador, ficou claro nessa reunião no Parlamento que a ocultação do passivo começou com a crise de 2008, com a omissão nesse ano de 180 milhões de euros – feita a pedido do próprio Salgado e no escritório do líder do GES, com uma folha de Excel aberta (e com outro elemento do banco presente, a cumprir a ordem direta de Salgado). O método não era demasiado complexo: as obrigações de longo prazo foram recalculadas, tendo em conta o que valiam no fim desse ano (ou seja, como se naquele momento tivessem valor de encaixe nas contas da ESI). O procedimento foi depois repetido diversas vezes, até 2012 – aumentando o buraco real nas contas, até atingir os 1,3 mil milhões em 2013. O contabilista não terá entregue a folha de Excel aos deputados, alegando que esta estava no seu computador na Suíça.

Quando nesse ano foi chamado à referida comissão de auditoria – procedimento a que o GES foi obrigado por indicações do Banco de Portugal -, Machado da Cruz ligou a Salgado, relatam as mesmas fontes ao Observador. E foi Ricardo Salgado quem lhe deu instruções claras e diretas para dizer que a ocultação do passivo tinha sido um erro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O depoimento de Machado da Cruz foi feito à porta fechada na comissão de inquérito e parte do que disse foi revelado à comunicação social na altura, incluindo a revelação de que tinha assumido as culpas da ocultação do passivo do grupo por lealdade a Ricardo Salgado. Mas houve detalhes importantes que ficaram para trás.

Como este: todos os meses era feito um relatório em que constava a contabilidade correta de todas as holdings do grupo, elaborado por um trabalhador da ES Services, Pierre Butty, e que esse documento com as contas certas era enviado mensalmente não só a Salgado, como ao controller financeiro do Grupo Espírito Santo, José Castella – que não as revelava ao Conselho Superior do grupo.

O dinheiro em falta foi-se, entretanto, acumulando. Se primeiro, o contabilista admitiu que havia um racional por trás da ocultação do passivo das contas do grupo, depois, conta este passou a servir apenas para cobrir prejuízos. Porém, assegurou, ninguém saiu beneficiado: “Ninguém roubou 1 euro!”, garantiu, segundo um relato feito no dia do depoimento e que nessa altura foi do conhecimento do público.