Nos dias de hoje usamos cada vez mais dispositivos eletrónicos e estes, rapidamente, ficam obsoletos. Mas onde uns veem lixo, outros vêm uma oportunidade e, por isso, segundo a BBC, o interesse em recolher equipamentos velhos está a aumentar.

A BinBag é uma startup fundada por Achitra Borgohain, que se define como a Uber da reciclagem. Opera na Índia e recolhe principalmente computadores velhos e telemóveis.

Porque o lixo existe, mas as pessoas não sabem o que fazer com ele. Citado pela BBC, Borgohain explica a solução encontrada: “Nós temos uma plataforma Web onde quem se quer livrar de equipamentos velhos pode registar-se e nós recolhemos o lixo eletrónico.”

Na Índia, a reciclagem de EEE — Equipamentos Elétricos e Eletrónicos — tem sido um problema. O Governo está mesmo a preparar novas leis para evitar que este tipo de aparelhos seja despejado nas ruas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A BinBag conseguiu, em apenas seis meses, recolher duas toneladas de EEE através do seu sistema de registo online. Quando alguém se inscreve no portal, tem de indicar que tipo de aparelhos possui, bem como um contacto telefónico e o ponto de recolha do lixo. Depois, o funcionário da startup que se encontra mais perto do ponto indicado é notificado, dirigindo-se ao local para efetuar a recolha dos aparelhos.

A BBC abordou ainda o caso de Joshua Furlano, um adolescente norte-americano da localidade de West Salem (EUA). Enquanto estudante do ensino secundário, organizou um projeto de recolha de equipamentos eletrónicos obsoletos, em conjunto com uma companhia de reciclagem local. Conseguiu recolher 2 720 kg de aparelhos, valor que se traduziu em quase mil euros de fundos angariados para uma instituição local de caridade.

Portugal tem uma associação sem fins lucrativos que promove a reciclagem deste tipo de equipamentos. A Amb3E — Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos — tem organizado várias campanhas de recolha de EEE obsoletos, sendo a associação responsável pelos “Pontos Electrão”, os contentores de recolha deste tipo de resíduos, onde qualquer pessoa pode depositar os seus equipamentos.