A SIC e o Expresso fizeram quatro perguntas a um conjunto de portugueses: “Conhece Sampaio da Nóvoa?”, “Tem perfil para uma candidatura a PR?”, “Tem hipóteses de ganhar?” e “O PS deve apoiá-lo?”. Nas três últimas, a resposta “não sei” saiu vencedora. Na primeira, 48% dos portugueses disse não conhecer o antigo reitor da Universidade de Lisboa.

Quase metade dos inquiridos (47%) não sabe/não responde se Sampaio da Nóvoa tem perfil para se candidatar a Belém, enquanto 29,3% considera que sim. Do lado do “não”, estão 26% dos inquiridos.

No que toca às hipóteses que tem de ganhar, a maioria (51%) não sabe/não responde e 32,5% dizem que não. Mas a porta para o caminho está aberta: 16,5% consideram que o antigo reitor da Universidade de Lisboa pode chegar a Belém.

Cerca de metade dos inquiridos (50,8%) respondeu que não sabe/não responde se o PS deve ou não apoiar a candidatura de Sampaio da Nóvoa, e os restantes quase que se dividem: 25% acham que sim, 24% acha que não.

Quanto a Marcelo Rebelo de Sousa, 54,1% afirmam que deve ser candidato às eleições presidenciais de 2016. Do lado do “não” estão 31,3% e 14,6% diz que não sabe ou não responde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR