O fotojornalista Bruno Simões Castanheira conquistou o principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem|Viana do Castelo, com uma reportagem intitulada “A troika foi embora, mas a austeridade ficou”.

Bruno Simões Castanheira Nasceu em Lisboa, em 1979. Documenta e publica como fotógrafo desde 2003.

O trabalho vencedor retrata a situação em que o país se encontra desde 17 de maio de 2014, data em que Portugal abandonou o programa de resgate solicitado à troika.

“O programa de consolidação orçamental que pretendia resolver os problemas do país, falhou. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, mais de 25% da população encontra-se em privação material, e uma em cada três crianças é pobre. A austeridade veio para ficar”, explicou o fotojornalista na apresentação do trabalho que integra um total de dez fotografias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Prémio Estação Imagem, dedicado em exclusivo à reportagem fotográfica, passou este ano a ter como parceiro a Câmara de Viana do Castelo, cidade que, acolhe hoje a entrega dos galardões.

A iniciativa, na 6.ª edição, “nasceu” e decorreu, ao longo de cinco anos, no concelho alentejano de Mora, cujo município era o parceiro da associação Estação Imagem.

Com a mudança para Viana do Castelo, o Estação Imagem passa a incluir o Prémio Noroeste Peninsular, este ano com o tema “Construção Naval”, (1.500 euros).

Nesta categoria venceu António Pedro Santos com o trabalho “Batalha Naval”.