Depois de praias e ruas distinguidas, é a vez de regiões onde passar alguns dias de descanso sob um sol de verão. Coimbra e Alentejo estão entre 10 dos melhores destinos para as férias grandes em família, na Europa. É o jornal britânico The Guardian que o diz, num artigo publicado este domingo, 19 de abril. Prova de que a máxima do “vá para fora cá dentro” ainda é popular — e o que tem fama também merece proveito.

Lado a lado com a Toscana, na Itália, ou a Provença, em França, está a costa alentejana. As praias da região no sul de Portugal são descritas de “longas, selvagens e, muitas vezes, vazias”, sendo que o destaque vai para os areais da Amoreira, Arrifana e Monte Clérigo, inseridas no parque natural da Costa Vicentina.

Mas a proposta de descanso requer mais do que banhos de sol e mergulhos profundos na água salgada. Na região há todo um conjunto de atividades que podem (e devem) ser feitas em família: do desbravar as ondas numa prancha de surf e percorrer as montanhas ao pedal de uma bicicleta aos workshops de artesanato.

Com o mar longe da vista (mas, certamente, não do coração), a zona de Coimbra também é digna de falatório. Fazer paddling no rio Mondego, visitar as aldeias em redor ou explorar o centro histórico da cidade que acolheu a primeira universidade em Portugal são outras das recomendações do Guardian. E a Serra da Estrela ali tão perto… Pegue na sesta de piquenique e aventure-se pelo seu terreno acidentado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jornal britânico não ficou apenas por terras lusas, pelo que recomenda ainda os seguintes destinos:

1. Toscana, Itália

2. Provença, França

3. Tarn-et-Garonne, Pirinéus, França

4. Bretanha, França

5. Granada, Espanha

6. Alentejo, Portugal

https://twitter.com/algarvedotcom/status/587662023170854912

7. Coimbra, Portugal

8. Província de Muğla, Turquia 

9. Caríntia, Áustria 

10. Frísia, Holanda