Vários profissionais da construção encontraram 43 ovos de dinossauro fossilizados debaixo da cidade chinesa de Heyuan, conhecida por ostentar a maior coleção de ovos de dinossauro do mundo.

Os construtores encontraram os fósseis quando estavam a reparar uma estrada. É a primeira vez que são descobertos fósseis em pleno centro da cidade, de acordo com declarações à CNN do diretor-adjunto do museu, Huang Zhiqing.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Huang acrescentou que 19 dos ovos estão completamente intactos e que o maior mede 13 centímetros de diâmetro. De acordo com o South China Morning Post, os investigadores da Academia Chinesa das Ciências estão a examinar os fósseis para determinar a que espécie pertence os ovos. Entre os ovos intactos estão também gemas e conchas, que datam de 60 a 80 milhões de anos.

A cidade foi nomeada pelo Guiness em 2004 por ter a maior coleção de ovos de dinossauro num museu e começou a ser conhecida por muito como o “Lar dos Dinossauros.” Até ao momento já foram encontrados mais de 17.000 fragmentos de ovos fósseis. A maior parte dos ovos em exposição no museu datam de 65 a 100 milhões de anos e pertencem a oviráptores e a ornitorrincos.