O lema deve ser wear them ever, wash them never (vesti-las sempre, nunca as lavar). Ou seja: se geralmente o grande problema do vestuário passa por decifrar os hieróglifos das instruções de lavagem, nisso a ganga é amiga — o melhor tratamento é não as lavar.

Lavagens frequentes, especialmente quando a ganga é escura, fazem com que ela vá perdendo a cor. Além disto, sempre que se lavam, as calças encolhem ligeiramente, as fibras do tecido vão-se quebrando, e lá se vai aquela sensação da ganga rija, acabada de comprar. Se, pelo contrário, não forem lavadas, como faz Chip Bergh, CEO da Levi Strauss, as calças vão ficando mais macias e ganhando a forma do corpo e do estilo de vida (e até podem ajudar o o FBI a encontrar criminosos).

Chip Bergh aguentou um ano e muitas marcas de ganga aconselham a que se espere no mínimo seis meses até à primeira lavagem. Mas se ainda não alcançou esta meta e já está com vontade de eliminar maus cheiros, diz a mitologia que o melhor é congelar as calças. A ideia não é conservá-las no frio até que chegue o tal dia da lavagem: bastam dois dias de congelador para que se eliminem as bactérias dos maus cheiros. Há ainda a hipótese de pendurar as calças na casa de banho durante o duche e esperar que os vapores da água e o aroma do sabão façam o trabalho.

Os aficionados da ganga apontam uma série de rituais que prometem lavar os jeans sem que a cor do tecido se perca. Um deles é tomar banho no mar com as calças vestidas e a seguir fazer uma esfoliação com areia da praia; outro é acrescentar vinagre e sal numa lavagem à mão com água fria. Se o cheiro do vinagre não agrada, experimente-se juntar antes café, outro truque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Realisticamente: é preciso lavar as calças

O conselho da Levi’s é cauteloso: desista dos truques. Se é mesmo preciso lavar as calças, então que seja em água fria, à mão e com um detergente suave, deixando-as repousar aí durante 30 minutos. Para serem lavadas na máquina, só mesmo viradas do avesso e com ciclos pouco agressivos, para que percam o mínimo de cor e forma.

Porque a ganga é caprichosa, também não se devem atirar as calças para dentro da máquina de secar, onde as temperaturas em geral são muito elevadas e podem fazer com que os jeans entrem com o tamanho 40 e saiam com o 32. Se as lavar, a melhor maneira de as secar é mesmo estendê-las ao ar livre.