Este domingo à tarde, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, dedicará um evento à celebração dos 30 anos da adesão de Portugal ao CERN (Laboratório Europeu para a Investigação Nuclear). A sessão contará com um momento dedicado à memória de Mariano Gago, impulsionador dessa adesão, fundador e presidente do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (Lip) e fundador da Ciência Viva.

“José Mariano Gago empenhou-se pessoalmente na preparação desta celebração, trabalhando no programa até ao fim”, refere o comunicado de imprensa da instituição. O Pavilhão do Conhecimento escolhe este momento para atribuir o nome de Mariano Gago ao auditório onde decorrerá o evento.

Mariano Gago licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, em 1971, e doutorou-se em Física na Universidade Pierre e Marie Curie, em Paris, em 1976. Trabalhou no CERN, um laboratório onde se estudam os constituintes mais básicos da matéria – as partículas fundamentais – com o objetivo de conhecer a estrutura do universo.

Quando chegou a Portugal, em 1981, “era o único doutorado experimental de física de partículas” no país, lembra Mário Pimenta, investigador no Lip. Nessa altura negociou o primeiro acordo de Portugal com o CERN e em 1985 negociou a adesão de Portugal ao CERN, era Jaime Gama ministro dos Negócios Estrangeiros. Em 1986 fundou o Lip e pela mesma altura, e até 1989, foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (JNICT). Foi ministro da Ciência entre 1995 e 2002 e entre 2005 e 2011.

No auditório do Pavilhão do Conhecimento, será apresentada, pelas 15 horas, a estreia nacional do documentário “Particle Fever”, do realizador Mark Levinson, sobre o CERN, o arranque do acelerador LHC e a procura e descoberta do bosão de Higgs. Os investigadores João Varela, Patrícia Conde Muíño, Augusto Barroso, Jorge Romão e Gaspar Barreira, director do Lip e delegado de Portugal no conselho do CERN estarão disponíveis para responder a perguntas. A celebração oficial da adesão de Portugal ao CERN terá lugar às 17h30. A homenagem a Mariano Gago decorre depois disso.

A participação no evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição (aqui).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR