O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, decidiu recusar o convite do Kremlin para assistir à comemoração do 70.º aniversário da vitória sobre os nazis, que se realiza em Moscovo, revelaram esta sexta-feira fontes oficiais.

Abe foi um dos muitos líderes internacionais convidados pelo Presidente russo, Vladimir Putin, para participar, a 9 de maio, que celebra os 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazi na II Guerra Mundial, com uma parada do Dia da Vitória que geralmente também serve para exibir o poder militar russo.

Tal como o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, Shinzo Abe declinou o convite devido papel da Rússia na crise da Ucrânia, informaram fontes governamentais à agência japonesa Kyodo.

Deste modo, o primeiro-ministro japonês quer sublinhar a importância da sua aliança com os Estados Unidos, onde Abe tem previsto viajar na próxima semana para proferir um discurso diante do Congresso e reunir-se com Obama, segundo asa mesmas fontes.

Apesar disso, Tóquio planeia enviar um representante a Moscovo para assistir à cerimónia e preparar um próximo encontro entre Abe e Putin para estreitar os laços bilaterais.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR