O sonho acabou. É o derradeiro adeus ao dr. McDreamy. O papel do médico interpretado pelo ator Patrick Dempsey vai ter um fim na série televisiva Anatomia de Grey. Depois de 11 temporadas e mais de uma década de emissão, “Derek Shepherd” diz adeus. É uma reviravolta inesperada para um dos protagonistas da série e a personagem mais icónica, que depressa incendiou as redes sociais.

https://twitter.com/makaylabaker8/status/591457816751116289

O médico que nos últimos anos angariou uma legião de fãs, e que no pequeno ecrã protagoniza a história de amor principal (faz par com “Meredith Grey”, a médica por quem se apaixona logo no início, é ainda ela “estagiária” e ele casado), fica gravemente ferido num acidente de carro. Ironicamente, a assistência médica é ineficaz e os neurologistas que o tratam (ele que é, na série, dos melhor neurologistas do mundo e está a trabalhar para a Casa Branca) são negligentes. Cabe a “Meredith” (personagem interpretada por Ellen Pompeo) desligá-lo da máquina de suporte de vida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O episódio que revela a reviravolta no enredo foi exibido esta quinta-feira, 23 de abril, nos Estados Unidos da América e passa em Portugal na próxima quarta-feira, às 22h20, na Foxlife.

“Derek Shepherd é e vai sempre ser uma personagem incrivelmente importante — para a Meredith, para mim e para os fãs”, disse a guionista Shonda Rhimes num comunicado já divulgado pela imprensa internacional. “Eu nunca imaginei ter de dizer adeus ao nosso McDreamy. (…) A sua perda será sentida por todos. Agora, Meredith, e toda a família de Anatomia de Grey, está prestes a entrar em território desconhecido à medida que avançamos neste novo capítulo da sua vida. As possibilidades para o que virá são incontáveis”, acrescentou.

Mas a novidade pode, afinal, não ter surpreendido todos. Pistas sobre a eventual despedida de Dempsey foram aparecendo aqui e ali nos últimos tempos, escreve a Variety.

Nesta temporada, a 11ª., o enredo descrito fez com que a sua personagem aceitasse um trabalho em Washington, fazendo que o ator aparecesse muito menos no pequeno ecrã. Foi também em novembro que Dempsey contou ao jornal Portland Press Herald que iria sair “em breve” da série. E ainda antes do episódio fatal, o Entertainment Weekly publicou um artigo que dava conta do fim da participação do ator na série.

https://twitter.com/delenaeternity/status/591579081076039680

Enquanto Pompeo (“Meredith”) tem contrato para a (ainda por confirmar) 12º temporada, Dempsey está definitivamente de fora da série sob comando de Shonda Rhimes, responsável também por séries como Scandal ou Private Practice.

A ABC disse em comunicado que, depois de 11 temporadas, Patrick Dempsey vai “perseguir outros interesses”. “McDreamy fará muita falta e desejamos o melhor a Patrick nos seus futuros empreendimentos”.

É, então, o fim da relação entre “Derek e Grey” que, diz ainda Rhimes, serviu de exemplo para muitas mulheres na forma de um “amor moderno” tal qual ele deve ser — mesmo que “feliz, triste, romântico, doloroso e sempre verdadeiro”.