A bateria é o elemento mais sagrado nos telemóveis porque garante a mobilidade necessária. Por isso a AVG Technologies — criadora do antivírus AVG — foi descobrir quais as aplicações que gastam mais bateria nos smartphones e tablets e fez um estudo, relativo ao ano de 2014, agora publicado no Android App Performance Report.

 

As que mais gastam bateria (executadas no arranque)

Apps que gastam mais bateria

Fonte: AVG Technologies

Segundo a AVG, a principal aplicação que mais consome energia é o Beaming Service, uma app própria de certos dispositivos Samsung e que facilita a leitura de códigos de barras ao exibir cupões e vales de compras. A segunda posição é ocupada por uma aplicação Samsung: o Security Policy Updates, um serviço de atualização das políticas de segurança da marca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em terceiro lugar surge a app do Facebook, seguida da Waze (monitorização do tráfego nas estradas via GPS), Vault-Hide SMS Pics & Videos (proteção do smartphone), Path (rede social), Candy Camera (captura de fotografias com selfie sticks), magicApp (comunicação), Al-Moazin Lite (ferramenta de oração para muçulmanos) e WhatsApp Messenger (envio de mensagens).

 

As que mais gastam bateria (executadas pelo utilizador)

Screen Shot 2015-04-27 at 18.41.54

Fonte: AVG Technologies

No campo das aplicações em execução a pedido do utilizador, a lista é liderada por uma ferramenta da Samsung: o WatchON (interligação entre dispositivos móveis e televisão). Destaque também para as aplicações internacionais de compras online (OLX Free Classifieds, Amazon Android e Walmart), para a app do Spotify (serviço de música via stream), para o Amazon Kindle (leitor de livros em suporte digital) e para a Retrica (captura de fotografias com filtros).

 

Outros dados incluídos no relatório

O documento mostra também quais as apps que mais reduzem a performance dos dispositivos (Overall Performance Impact), as que mais gastam dados móveis (High Data Traffic) e as que mais utilizam o armazenamento dos aparelhos (Highest Storage Consumption).

Screen Shot 2015-04-27 at 19.04.39

Fonte: AVG Technologies

 

O documento completo tem 48 páginas e pode ser consultado aqui.

Documentos