Sansão e Dalila. Bonnie e Clyde. Tristão e Isolda. Nos jogos de cultura geral, perguntas sobre pares românticos famosos são recorrentes.

Mas, e se não estivéssemos a falar de casais históricos, mas de combinações de ingredientes? “E agora, para cinco mil euros, qual a dupla de ingredientes mais famosa de sempre?” Morangos e natas? Pato e laranja? Bacon e ovos? Porco e maçã? Chocolate e avelãs? Esta pergunta nunca existiu porque é impossível dar uma só resposta. Se é certo que pode haver tantas combinações inusitadas mas válidas quanto os rasgos criativos dos cozinheiros, a verdade é que há muitos pares clássicos e incontornáveis. Estes e outros menos comuns estão n’O Dicionário dos Sabores de  Niki Segnit —  um livro já com alguns anos mas muito interessante não só para quem gosta de cozinhar, como para quem gosta de comer. Sem surpresas, a laranja e o chocolate constam da obra enquanto combinação de sucesso.

Se for como eu, ou seja, se adora estes dois ingredientes juntos mas está sem tempo ou coragem para fazer as orangettes, experimente este bolo: fica pronto em meia hora e os dois sabores vão aparecer-lhe bem entrelaçados, tal como dois amantes inseparáveis.

Bolo Chocolate_laranja_2

Bolo de Chocolate e Laranja

3 ovos grandes
175 g de açúcar amarelo
Raspa de 1 laranja
Sumo de ½ laranja
200 g de chocolate de culinária (1 tablete)
150 g de manteiga
1 colher de sopa de café instantâneo em pó
120 g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
Cacau em pó para polvilhar

Ligue o forno nos 180º. Unte com manteiga uma forma retangular com cerca de 23 cm x 35 cm, forre-a com papel vegetal, unte o papel e polvilhe com farinha (ou use spray desmoldante).
Coloque o chocolate e a manteiga numa taça de vidro ou cerâmica e leve a derreter no microondas ou em banho-maria.
Numa taça maior, bata bem os ovos com o açúcar e a raspa da laranja. Junte o sumo de laranja e mexa. Misture bem o chocolate e a manteiga derretidos até obter um creme brilhante e uniforme, junte o café em pó, e adicione à mistura de ovos e açúcar, mexendo bem. Por fim envolva a farinha e o fermento.
Verta para a forma e leve a cozer cerca de 20 minutos ou até um palito, quando espetado no centro do bolo, sair limpo ou apenas com algumas migalhas agarradas. Depois de frio, corte em quadrados e sirva polvilhado com cacau em pó.

Teresa Rebelo é autora do blogue Lume Brando.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR