O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou a um jornal alemão que continua a ser “responsável pelas negociações” entre a Grécia e os parceiros europeus, apesar da remodelação na equipa negocial de Atenas.

“Eu é que dou o tom. Continuo a ser responsável pelas negociações com o Eurogrupo”, afirmou numa entrevista ao Die Zeit.

As declarações surgem depois de na segunda-feira, dia 27 de abril, o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, ter anunciado uma reorganização da equipa negocial grega, uma manobra que foi interpretada como uma forma de ultrapassar Varoufakis, considerado responsável pelo atual impasse nas negociações.

Os credores da Grécia (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) esperam que Atenas apresente uma lista concreta de reformas antes de desbloquearem o financiamento de que o país precisa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A coordenação da nova “equipa política” grega foi entregue a Euclides Tsakalotos, ministro-adjunto dos Negócios Estrangeiros.

Apesar das mudanças, Varoufakis não se considera isolado.

“Tenho a presidência desse grupo, está sob a minha alçada e eu tomo as decisões”, insistiu.

O ministro das Finanças grego afirmou também que Atenas e os credores estão mais perto de um compromisso “do que alguns ‘media’ pensam”.