John McCain, senador e antigo candidato à Casa Branca, disse na quinta-feira em Washington que o abandono da Lajes por parte dos Estados Unidos da América “é um grande problema para um país pequeno” que tem sido um “importante aliado” e “amigo” dos norte-americanos. Outros dois senadores acompanharam as preocupações de Mccain e questionaram o general Philip Breedlove, responsável pelas forças militares norte-americanas na Europa, sobre aproveitamentos alternativos da base dos Açores.

“Os portugueses são grandes amigos e a questão das Lajes tem sido um grande problema para eles. Estão a ser estudadas outras alternativas? Mover a operação AFRICOM ou mudar para lá alguns serviços de inteligência? Acha que pode voltar a avaliar esta questão? É um problema grande para um país pequeno que nos tem ajudado em cenários de guerra como o Iraque ou o Afeganistão. O ministro dos negócios Estrangeiros português visitou-me e há muitas pessoas preocupadas”, questionou John McCain.

Philip Breedlove, que é também SACEUR (Supreme Allied Commander) na NATO, respondeu na audição desta quinta-feira na Comissão das Forças Armadas (equivalente à Comissão de Defesa Nacional na Assembleia da República) no Senado que o problema “está a ser avaliado” pelas Forças Armadas norte-americanas e que Portugal tem acompanhado os EUA em diversas missões, sendo um dos apoios mais recentes o envio de aviões para a Roménia de modo a reforçar a vigilância na fronteira Leste. “Eles são um grande aliado”, disse ainda Breedlove.

Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros, esteve em Washington a 21 e 22 de abril e para além de encontros com John Kerry, secretário de Estado norte-americano, encontrou-se também com John McCain e com os restantes senadores da Comissão das Forças Armadas. O tema da base das Lajes foi uma dos principais tópicos em discussão, assim como os efeitos que um eventual abandono total terá para a ilha Terceira.

Ainda na audição do general Philip Breedlove, o senador Jim Inhoffe questionou se a base das Lajes seria uma alternativa à atual localização do centro de comunicação da NATO em Northwood no Reino Unido ou se seria possível os EUA mudarem algumas das suas capacidades de comunicação para lá. Breedlove disse que a localização do centro de comunicações da NATO tinha sido negociada entre os vários Estados-membros e que não deveria mudar. Quanto à hipótese dos EUA mudarem para as Lajes algumas das suas capacidades de comunicações, o general disse que agora que a base tem mais espaço isso seria possível, mas era preciso “haver mudanças e alargar as capacidades de comunicação” agora existentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR