A PT SGPS gastou cerca de 14,3 milhões de euros com os seus gestores e ex-administradores no ano passado, entre salários, prémios de gestão passados e compensações de saída. Apesar de ter travado o pagamento de 15,3 milhões de euros a três ex-administradores, devido ao seu envolvimento no investimento ruinoso na Rioforte, a operadora destaca-se na lista das empresas que mais pagaram aos seus órgãos sociais no ano passado. Isto não obstante 2014 ter sido o pior ano da história da PT que culminou, já em 2015, com a venda da PT Portugal aos franceses da Altice.

No momento em que quase todas as empresas do índice PSI 20 (que está reduzido a 18) divulgaram já os relatórios e contas do ano passado, falta apenas o Banif, o Observador foi analisar a remuneração paga aos administradores da bolsa que na maioria dos casos subiu. Apenas cinco empresas (Sonae, Jerónimo Martins, Nos, Semapa e Portucel), pagaram menos aos seus gestores de topo. O que significa que nas restantes 12, os gastos com a administração aumentaram em 2014.

Há várias razões que podem explicar estas variações, e que nem sempre se prendem com a boa performance económica e financeira da sociedade, como por exemplo, a saída de administradores que pressiona os custos por via de indemnizações ou compensações de saída. O fator que mais pesa tem, no entanto, que ver com o momento do pagamento de bónus de gestão.

Vivo, indemnizações e prémios passados

No caso da PT, a quase duplicação da despesa com os administradores em relação a 2013 resulta da combinação destas explicações. A empresa entregou em abril, prémios de gestão relativos a 2013 e pagou bónus que estavam diferidos no tempo, três anos, e que tinham sido atribuídos pelo exercício de 2010 e pela venda da Vivo, concretizada também nesse ano. No total, a PT SGPS pagou mais de sete milhões de euros em prémios, o que equivale ao valor mais alto registado nas empresas do PSI 20 no ano passado. A remuneração fixa correspondeu a cinco milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A venda da Vivo em 2010 por 7500 milhões de euros à Telefónica foi o mote para a distribuição de dividendos extraordinários aos acionistas e bónus especiais aos administradores que superaram os cinco milhões de euros. Metade dessas verbas, incluindo um milhão de euros para Zeinal Bava e 800 mil euros para Henrique Granadeiro, foi regularizada no ano passado. A Vivo é apontada por alguns como o negócio que foi o princípio do fim da Portugal Telecom, já que a alternativa foi a aliança e posterior fusão com a Oi.

O pagamento foi concretizado em abril do ano passado, antes de se conhecerem os efeitos desastrosos do investimento de 897 milhões de euros realizado pela empresa, e que curiosamente foi renovado nesse mês, na Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo que está em insolvência.

Ainda no ano passado, os órgãos que avaliam o desempenho e as remunerações variáveis da PT decidiram suspender o pagamento de prémios diferidos e ainda não pagos, relativos aos anos entre 2011 e 2013, aos gestores diretamente relacionados com a operação da Rioforte, Henrique Granadeiro, Zeinal Bava e Luís Pacheco de Melo. Da mesma forma, a PT recusa-se a pagar as compensações prevista nas cláusulas de saída dos dois ex-presidentes da empresa, num valor global de 15,3 milhões de euros. Já Shakhaf Wine, saiu com 2,7 milhões de prémios passados e ainda não pagos e a compensação prevista depois de abandonar funções na administração da PT Brasil. O gestor está no conselho da Oi.

A EDP, que frequentemente surge no top dos prémios de gestão, entregou no ano passado apenas a remuneração variável relativa ao ano de 2013, tendo gasto quase oito milhões de euros com a administração e conselho geral e de supervisão. Os prémios de final de mandato, que normalmente elevam o salário do presidente executivo, António Mexia, a mais de três milhões de euros brutos, só deverão ser pagos este ano. Também a Semapa não entregou prémios no passado, mas ainda pode vir a fazê-lo. A elétrica foi a segunda empresa mais “generosa” com os órgãos sociais, seguida do BPI, Portucel e Semapa (as duas controladas por Pedro Queiroz Pereira) e a Galp.

Remunerações dos gestores saltaram no BPI e CTT

Outra entidade cujos gastos com a administração dispararam foi o BPI. Assim que se livraram do Estado como acionista, depois de reembolsar o capital aplicado durante o período da troika, os órgãos do banco aprovaram o pagamento de todos os valores que tinham sido cortados desde 2012, e que era uma exigência associada ao apoio público. E com retroativos. Resultado: a remuneração da administração mais que duplicou para 6,7 milhões de euros, ultrapassando em muito o valor pago pelo rival BCP que ainda tem o Estado no capital.

Outro destaque nos saltos com o vencimento dos administradores são os CTT onde despesa mais que duplica no ano passado, face a 2013. A passagem da esfera pública, onde os salários estavam sujeitos a cortes, para o capital privado, ajuda a explicar a subida da fatura para 2,1 milhões de euros. Também o alargamento do conselho de administração a mais elementos faz crescer a despesa A empresa liderada por Francisco Lacerda não pagou prémios de gestão em 2014, mas registou nas contas 1,4 milhões de euros para esse efeito.

De acordo com os números divulgados nos relatórios do governo, estas 18 sociedades pagaram cerca de 75 milhões de euros, em valores brutos, no ano passado, o que representa mais 16% do que o valor reportado em 2013. Mas estas contas têm algumas limitações e podem não ser diretamente comparáveis, a começar pelo número de administradores que varia muito, sobretudo a nível dos não executivos. A PT SGPS (antes da fusão), a EDP, a Galp, a REN, BPI e o BCP, por exemplo, estão entre as sociedades com maior número de administradores.

Há entidades que comunicam os montantes pagos aos seus administradores por outras empresas do grupo, sem as identificar. Nos casos em que os acionistas são comuns, como a Altri e a Cofina, ou a Portucel e a Semapa, pode haver uma duplicação de valores. Por outro lado, há vários modelos de governo das empresas; uns incluem os órgãos de fiscalização na administração, outros não. Além disso, nem sempre as empresas seguem o mesmo critério para comunicar as remunerações: umas incluem contribuições para reforma, senhas de presença ou ações dadas como prémio, outras não.