O treinador do Vitória de Setúbal, Bruno Ribeiro, garantiu neste sábado concentração máxima para vencer domingo, no Estádio do Bonfim, o FC Porto, em jogo a contar para a 31.ª jornada da Liga portuguesa de futebol. “É mais um jogo muito difícil contra uma grande equipa. Vamos fazer tudo para somar os três pontos, que são muito importantes para a nossa caminhada na luta pela permanência”, disse hoje o técnico em conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo.

Sem ganharem em Setúbal desde 1982/83 [triunfo por 3-1], o treinador considera que o longo ‘jejum’ representa um estímulo extra para a sua equipa. “Sabemos que estamos há 32 anos sem ganhar no Bonfim, mas essa não é a história do Vitória. Já ganhámos várias vezes ao FC Porto. Não ganhar em casa há tanto tempo é mais um fator de motivação”, afiançou.

No momento de avaliar os ‘dragões’, Bruno Ribeiro não poupa elogios à equipa liderada por Julen Lopetegui, frisando que só um Vitória de grande nível poderá surpreender. “O FC Porto não tem pontos fracos. É uma equipa muito forte e vamos tentar ganhar com o nosso coletivo, união, atitude e motivação extra. Temos de ter concentração e atitude do princípio ao fim”, alertou.

Apesar de sadinos e portistas estarem hoje atentos ao desfecho do Gil Vicente [adversário do Vitória de Setúbal na luta pela permanência] e Benfica [rival do FC Porto na questão do título], o Bruno Ribeiro assegurou que a postura da sua equipa não irá mudar. “Estamos preocupados connosco. Sabemos que dependemos de nós e temos quatro jogos que queremos ganhar. Não é fácil, mas vamos dar o nosso máximo”, asseverou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruno Ribeiro considera que em relação aos adeptos, o resultado do jogo de Barcelos poderá causar uma mudança de comportamento. “Se o Benfica tem hoje um mau resultado com o Gil Vicente, amanhã [domingo] o FC Porto terá casa cheia no Bonfim. Não é isso que nós queremos. Estamos focados em voltar às vitórias e dar um bom espetáculo”, referiu.

O facto de ter quatro atletas em risco de exclusão — François, Miguel Lourenço, Hélder Cabral e Advíncula – para a jornada seguinte, no reduto do Moreirense, não levará o técnico fazer poupança de jogadores. “Este é o próximo jogo e o mais importante. Vamos jogar com os melhores e não vai haver cautelas nenhumas a esse nível”, garantiu, lançando um repto aos vitorianos: “apelamos ao apoio dos nossos adeptos. Sem eles não conseguiremos ganhar”.

Numa semana em que o presidente do clube, Fernando Oliveira, manifestou o desejo de ter Bruno Ribeiro como treinador em 2014/15 e em que vieram a público notícias do interesse do Leeds United (Inglaterra), clube que Bruno Ribeiro representou como jogador, o treinador é perentório quando questionado sobre o seu futuro. “Estou focadíssimo na equipa e quero manter o clube na 1.ª Liga o mais rápido possível. Sinto-me muito bem no Vitória”, disse o técnico, que só domingo, ao final da manhã, revela a convocatória.

À exceção do médio grego Pelkas (castigado), o treinador tem a equipa na máxima força para a partida com os dragões. O Vitória de Setúbal está no 16.º lugar da tabela, com 26 pontos, menos 46 do que o FC Porto, segundo, com 72 pontos. O jogo Vitória de Setúbal-FC Porto está marcado para as 19:15 de domingo, no Estádio do Bonfim, em Setúbal, e terá arbitragem de Marco Ferreira (Madeira).