Hoje é Dia do Star Wars. Sim, a saga espacial criada por George Lucas – e que espera agora a estreia do sétimo filme – tem mesmo um feriado, posto no calendário pela Lucasfilm e pela Disney. E tudo graças a Margaret Thatcher. Confuso? O Observador explica.

Tudo começou quando a política inglesa foi eleita primeira-ministra do Reino Unido, em 1979. Assim que Thatcher ganhou as eleições, o Partido Conservador colocou um anúncio do Jornal da Noite de Londres que dizia:

May the Fourth Be With You, Maggie. Congratulations!

numa alusão à simbólica frase que surge pelo menos uma vez em todos os filmes da saga da Guerra das Estrelas na voz de várias personagens.

Quando as empresas cinematográficas se deram conta do potencial daquela frase tornaram a data num marco para o filme: começaram a criar-se rituais de celebração em Toronto, primeiro, e agora em todo o mundo, conta a CNN. O dia também tem uma seita “May (Maio) the Four(4)th beWith You”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante este fim de semana, e pelo menos até esta segunda-feira, os amantes da saga Star Wars mascaram-se de acordo com as personagens favoritas e reencarnam as suas histórias, sentando-se no sofá com uma grande taça de pipocas, prontos a percorrer os filmes da série ou então desfrutam da playlist criada pelo Spotify especialmente para este dia.

Mas sempre pode aproveitar a data para ser um pouco mais altruísta: a Lucasfilm e a Disney organizaram um evento de recolha de fundos junto dos fãs da Guerra das Estrelas, para ajudar as crianças em todo o mundo.